Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/06/2012 16:39

Mudança de hábito - o segredo das mentes brilhantes

Vanessa Ritzel*

Segundo o dicionário Aurélio, rotina é um caminho já conhecido, trilhado maquinalmente. Onde todos os dias, as pessoas fazem a mesma coisa, desde a hora que acordam até a hora que vão dormir. A rotina é sempre a mesma, a pessoa faz sempre o mesmo trajeto, dirige pelas mesmas ruas, almoça sempre no mesmo restaurante, pede a mesma comida, frequenta os mesmos bares e baladas...



Para a terapeuta holística, Vanessa Ritzel, o hábito é um ciclo composto de três etapas. \"Estímulo, rotina e recompensa. Identificando estes elementos é possível alterar qualquer hábito. Estímulo é o que conduz a pessoa a praticar determinada rotina em busca de uma recompensa. Por exemplo, uma mulher que ao ficar sozinha (estímulo) come compulsivamente chocolate (rotina) para se sentir mais feliz (recompensa)\" - resume. Os hábitos são táticas que a própria natureza dispõe para que os seres humanos se poupem de grandes esforços, como: escovar os dentes, comer, dormir ou amarrar os sapatos.



Cerca de 45% da ações diárias são automáticas, efetuadas pelo próprio cérebro e já estão em um arquivo dos neurônios. Mas da mesma forma que o cérebro usa esses hábitos para os afazeres simples, ele pode desenvolver outras táticas para situações mais complexas e que, inclusive, podem prejudicar as pessoas.



A verdadeira mudança começa quando se treina a mente para executar bons hábitos, não importa o tipo de hábito que se pretende ceder, pode ser o excesso de café, os atrasos na aula, o tempo dedicado a sofrer por amor ou até mesmo, o tempo gasto nas redes sociais. Todos podem ser substituídos por outros melhores, basta reeducar o cérebro.



Hábitos só se desenvolvem com a repetição. Identifique os comportamentos que atrapalham e os que o fizeram surgir em seu dia a dia. Ou seja, entenda o que faz o hábito se desenvolver. Depois, usufrua da disciplina e persistência, reprograme o cérebro e dessa forma ficará mais simples substituí-los por coisas que só façam bem. \"O segredo está na subtração dos comportamentos ruins e na somatória dos bons\" - conclui Vanessa Ritzel.



Vanessa Ritzel*

Especialista em programação mental, Vanessa é pesquisadora sobre o assunto, e terapeuta holística há mais de 10 anos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)