Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MT:polícia prende madeireiros, engenheiros e fazendeiros

sonoticias/sinop - 03 de julho de 2007 - 10:01

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e a Polícia Civil estão fazendo, hoje, a "Operação Guilhotina" desencadeada pela Delegacia Fazendária de Cuiabá, para combater crimes ambientais, sonegação fiscal e fraudes em planos manejos florestais. São 75 mandados de prisões em Sinop, Alta Floresta, Vera, Cláudia, Guarantã do Norte, Terra Nova, dentre outras cidades. Fazendeiros de áreas onde foram extraída árvores ilegalmente também estão na lista. O montante apurado de fraudes chegaria a R$ 58 milhões, informou o delegado Rogerio Modeli, da Delegacia Fazendária. Pelo menos 11 pessoas, entre madeireiros e engenheiros florestais, estão presos em Sinop, dentre eles o ex-chefe da Sema (Secretaria de Meio Ambiente) Jackson Medeiros.

As prisões foram emitidas pelo juiz José Zuquim Nogueira, do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, e são temporárias (5 dias). Todos os acusados estão sendo encaminhados para a delegacia municipal.

As Delegacias do Meio Ambiente e Fazendária ainda não confirmaram quantos mandados de prisão foram expedidos. Cerca de 50 policiais de Cuiabá foram designados para a 'Operação Guilhotina'. As prisões começaram a ser feitas por volta das 6 horas. Eles apreenderam nas casa dos acusados documentos e algumas anotações que podem auxiliar a esclarecer as acusações.

Os delegados Rogério Atilio Mudeli (fazendário) e Gean Pacola (meio ambiente) estão comandando as operações.

SIGA-NOS NO Google News