Cassilândia, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

04/07/2006 08:00

MTG-MS vai eleger as Primeiras Prendas e Peões

Durante o 17º Festival Gaúcho de Tradição e Folclore do Mato Grosso do Sul (Fegams), será realizado pelo Departamento Artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS), o concurso de Primeiras Prendas e Peões Guaicurus do MTG-MS. Serão dois dias de provas e o resultado do concurso será divulgado no dia 15 de julho, durante o fandango oficial do festival.

Os Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) elegem suas primeiras prendas e peões guaicurus através de concursos nas categorias: mirim, juvenil, adulta e xirú. Esses candidatos representam seus CTG’s no Fegams; e os vencedores representarão Mato Grosso do Sul no Festival Nacional, a ser realizado pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), em janeiro do próximo ano.

No 17º Fegams o concurso será realizado em quatro etapas, com diferentes formas de avaliação. Na prova escrita, os candidatos respondem aos questionamentos sobre História e Geografia Brasileira, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul; Cultura Sul-mato-grossense; Tradição; Folclore e Literatura. Eles também passam por uma prova oral, na qual devem demonstrar sociabilidade e desenvoltura, conhecimentos sobre fatos atuais e vivência tradicionalista, uma espécie de currículo dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho apresentado com fotos.



As prendas e peões ainda passam por avaliações artísticas, onde devem cantar, declamar, tocar instrumentos, contar lendas, compor poesias e dançar. Por último as candidatas são avaliadas na prova chamada “Prendas do Lar”, onde desenvolvem seus dotes culinários e artesanais. Para os peões são aplicadas as provas campeiras, para que demonstrem suas habilidades com a lida do campo.

O 17º Fegams será realizado de 13 a 16 de julho, na sede do CTG Chama Crioula, em São Gabriel do Oeste, em parceria com o MTG-MS, reunindo todos os CTG’s do Estado que disputarão cerca de 100 provas, nas modalidades artísticas, culturais e esportivas. Como tema “Integração das Culturas”, o festival conta com o patrocínio do Sicredi e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste e Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste.


Mais Informações

Aline Kraemer (67) 9902-2000

Karoline Dallegrave (67) 9912-7619

MTG-MS: (67) 3349-5004

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Janeiro de 2017
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Domingo, 15 de Janeiro de 2017
12:53
Cassilândia
10:50
Loterias
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)