Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MTG-MS vai eleger as Primeiras Prendas e Peões

04 de julho de 2006 - 08:00

Durante o 17º Festival Gaúcho de Tradição e Folclore do Mato Grosso do Sul (Fegams), será realizado pelo Departamento Artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS), o concurso de Primeiras Prendas e Peões Guaicurus do MTG-MS. Serão dois dias de provas e o resultado do concurso será divulgado no dia 15 de julho, durante o fandango oficial do festival.

Os Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) elegem suas primeiras prendas e peões guaicurus através de concursos nas categorias: mirim, juvenil, adulta e xirú. Esses candidatos representam seus CTG’s no Fegams; e os vencedores representarão Mato Grosso do Sul no Festival Nacional, a ser realizado pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), em janeiro do próximo ano.

No 17º Fegams o concurso será realizado em quatro etapas, com diferentes formas de avaliação. Na prova escrita, os candidatos respondem aos questionamentos sobre História e Geografia Brasileira, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul; Cultura Sul-mato-grossense; Tradição; Folclore e Literatura. Eles também passam por uma prova oral, na qual devem demonstrar sociabilidade e desenvoltura, conhecimentos sobre fatos atuais e vivência tradicionalista, uma espécie de currículo dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho apresentado com fotos.



As prendas e peões ainda passam por avaliações artísticas, onde devem cantar, declamar, tocar instrumentos, contar lendas, compor poesias e dançar. Por último as candidatas são avaliadas na prova chamada “Prendas do Lar”, onde desenvolvem seus dotes culinários e artesanais. Para os peões são aplicadas as provas campeiras, para que demonstrem suas habilidades com a lida do campo.

O 17º Fegams será realizado de 13 a 16 de julho, na sede do CTG Chama Crioula, em São Gabriel do Oeste, em parceria com o MTG-MS, reunindo todos os CTG’s do Estado que disputarão cerca de 100 provas, nas modalidades artísticas, culturais e esportivas. Como tema “Integração das Culturas”, o festival conta com o patrocínio do Sicredi e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, Fundação Cultural de São Gabriel do Oeste e Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste.


Mais Informações

Aline Kraemer (67) 9902-2000

Karoline Dallegrave (67) 9912-7619

MTG-MS: (67) 3349-5004

SIGA-NOS NO Google News