Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MTD faz primeira ocupação em Brasília

Nelson Motta / ABr - 15 de maio de 2005 - 08:35

O Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) fez hoje a sua primeira ocupação em Brasília. Cerca de 100 pessoas, entre elas 20 crianças, ficaram acampadas algumas horas em uma área da União, denominada Fazenda do Brejo, localizada perto do Centro de Instruções e Guerra Eletrônica (CIGE) do Exército.

A Polícia Militar, com 40 homens, e representantes da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e do Serviço Integrado de Vigilância do Solo do Distrito Federal (Sivsolo) participaram da operação para desocupar a área. Depois de uma longa negociação, a liderança do movimento concordou em sair do local.

Um dos coordenadores do MTD, José Maria Alves, explicou que a determinação do movimento é ocupar áreas públicas que não estão atendendo os fins sociais "que a terra deva ter", afirmou. Ele disse que a maioria das pessoas que participaram da ocupação são quase todas do Distrito Federal. "A função desses acampamentos é de negociação para conseguir terra para que esses trabalhadores possam trabalhar nela" disse.

José Alves, que está desempregado há dois anos - seu último emprego foi de caixa de supermercado durante três messes - citou outra proposta do movimento, que é a partir desses acampamentos criar trabalhos coletivamente através de categorias. " Eu tenho dez pedreiros, dez costureiros. A gente junta essas pessoas e vamos trabalhar grupos dentro do movimento", destacou

Entre as pessoas que participaram da ocupação, a única que se propôs falar foi a cabelereira Maria de Fátima Rodrigues, mãe de cinco filhos, que está desempregada há dos anos e vive com R$ 90 que recebe do Programa Assistencial Renda Minha do governo do Distrito Federal. "A minha esperança é continuar nessa luta, conseguir um pedaço de terra para morar, trabalhar e plantar, porque eu sou da roça", afirmou.

O MTD surgiu em 2000, no Rio Grande do Sul, e já tem ações na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

SIGA-NOS NO Google News