Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/05/2005 08:35

MTD faz primeira ocupação em Brasília

Nelson Motta / ABr

O Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) fez hoje a sua primeira ocupação em Brasília. Cerca de 100 pessoas, entre elas 20 crianças, ficaram acampadas algumas horas em uma área da União, denominada Fazenda do Brejo, localizada perto do Centro de Instruções e Guerra Eletrônica (CIGE) do Exército.

A Polícia Militar, com 40 homens, e representantes da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e do Serviço Integrado de Vigilância do Solo do Distrito Federal (Sivsolo) participaram da operação para desocupar a área. Depois de uma longa negociação, a liderança do movimento concordou em sair do local.

Um dos coordenadores do MTD, José Maria Alves, explicou que a determinação do movimento é ocupar áreas públicas que não estão atendendo os fins sociais "que a terra deva ter", afirmou. Ele disse que a maioria das pessoas que participaram da ocupação são quase todas do Distrito Federal. "A função desses acampamentos é de negociação para conseguir terra para que esses trabalhadores possam trabalhar nela" disse.

José Alves, que está desempregado há dois anos - seu último emprego foi de caixa de supermercado durante três messes - citou outra proposta do movimento, que é a partir desses acampamentos criar trabalhos coletivamente através de categorias. " Eu tenho dez pedreiros, dez costureiros. A gente junta essas pessoas e vamos trabalhar grupos dentro do movimento", destacou

Entre as pessoas que participaram da ocupação, a única que se propôs falar foi a cabelereira Maria de Fátima Rodrigues, mãe de cinco filhos, que está desempregada há dos anos e vive com R$ 90 que recebe do Programa Assistencial Renda Minha do governo do Distrito Federal. "A minha esperança é continuar nessa luta, conseguir um pedaço de terra para morar, trabalhar e plantar, porque eu sou da roça", afirmou.

O MTD surgiu em 2000, no Rio Grande do Sul, e já tem ações na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)