Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MT: universitários querem criação da CPI da Unemat já

Redação 24 Horas News - 22 de novembro de 2009 - 14:29

Tão logo começaram a circular as primeiras informações sobre a anulação do concurso público promovido pelo Governo do Estado para preenchimento de 10.086 vagas, integrantes da comunidade universitária da Universidade de Mato Grosso (Unemat) começaram a mobilizar para realizar de um ato de protesto com pedido de instalação de uma CPI pela Assembléia Legislativa. Eles querem que a instituição, liderada pelo retir Taisir Karim, seja investigada e fazem diversas denuncias de irregularidades.

“Temos de nos somarmos à população e exigir reparação de todas as perdas e uma CPI na Unemat-já! E que o Governo do Estado também seja responsabilizado” – sugere convocação, encaminhada a acadêmicos e funcionários da universidade. “Nós da Uneamt não podemos carregar a imagem de incompetência e falcatrua impressas pela reitoria da Unbemat nesse processo.

O documenta lembra que o Congresso da Unemat, em que a Fundação de Apoio ao Ensino Superior (Faesp) foi denunciada por receber dinheiro público e não prestar contas, “só saiu pela força e pela garra de sua base, professores, estudantes e técnicos” . Segundo eles, se dependesse da reitoria, seria mais um engodo a tantos que já se somam”. O documento cita como exemplo recente o Conselho Curador, considerado “totalmente ilegal e ilegítimo gerando instabilidade institucional”.

Na base para o pedido da CPI consta ainda a denuncia de que a reitoria estaria decretando "cinco meses de férias mal-disfarçadas" com a desculpa de "fazer caixa". Essa situação, eles dizem, soa estranho visto que os incrementos orçamentários deveriam impulsionar a UNEMAT e não gerar crise. “Onde foi parar essa dinheirama toda?” – questiona o documento, que lembra ainda o escândalo da reitoria que obrigou professores a tirar "Licença-Prêmio" de dezembro a fevereiro.

SIGA-NOS NO Google News