Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MT: Redução do desmatamento deve ser definida

Lilian de Macedo/ABr - 15 de julho de 2005 - 07:49

A definição do trabalho conjunto do Ministério do Meio Ambiente e do governo de Mato Grosso para reduzir o desmatamento está prevista para a próxima semana, mas algumas medidas foram adiantadas hoje (14) pela ministra Marina Silva. Uma delas é a criação de um grupo de trabalho para implementar sistemas de rastreabilidade da produção agropecuária do estado. "A certificação revelará que o produtor obedeceu a critérios ambientais, sem praticar irregularidades", explicou a ministra.

A necessidade da parceria entre o ministério e o governo estadual, segundo Marina Silva, surgiu após a Operação Curupira, quando foi presa uma quadrilha que há 14 anos atuava na extração ilegal de madeira em Mato Grosso. "Nos outros estados em que essa atuação foi possível, como no Pará, Acre, Amapá e Amazonas, o desmatamento caiu. Mato Grosso tem um dos melhores sistemas de licenciamento ambiental, mas havia graves problemas de gerenciamento", destacou.

Um termo de cooperação técnico integrará as atividades da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A ministra lembrou que Mato Grosso é responsável por 48% do desmatamento da Amazônia, por isso os dois órgãos atuarão no combate às queimadas irregulares.

Para isso, segundo Marina Silva, é necessária a ajuda da população. "A adesão de pessoas que desejam o licenciamento ambiental nas suas propriedades é de 17%, que é um número muito pequeno", lembrou.

Na próxima semana, técnicos do ministério do Meio Ambiente e do governo de Mato Grosso participarão de uma reunião em Cuiabá.

SIGA-NOS NO Google News