Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MT: Norte comemora início da pavimentação da BR-163

Redação 24HorasNews - 18 de março de 2007 - 14:48

O trabalho de pavimentação dos primeiros cinco quilômetros da BR-163 já começou no município de Guarantã do Norte. Esta foi uma das conquistas comemoradas pela população da região Norte junto ao governador em exercício, Silval Barbosa, nesta sexta-feira (16.03). O governador em exercício visitou quatro municípios: Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e Matupá.

Em Guarantã do Norte, o prefeito José Humberto Macedo agradeceu o empenho do Governo do Estado e disse que a pavimentação já é uma realidade. “A empresa já está aqui, as máquinas e começou o serviço de terraplanagem”, afirmou José Humberto.

O governador em exercício esclareceu que só estão sendo pavimentados 5 km porque é o trecho já com licença ambiental, mas estão previstos o asfaltamento dos 51 quilômetros do Estado de Mato Grosso. “Em breve sairá a licença ambiental para o trecho todo e nós estaremos trabalhando para a liberação dos recursos. Está bem adiantado o importante é a certeza de que a obra vai sair”, destacou Silval Barbosa.

Para o desenvolvimento da região a pavimentação da BR-163 é essencial. O empresário Clodomar Massoti, morador de Guarantã do Norte há 20 anos, salientou que esta obra na BR 163 é um sonho antigo. Ele, como a maioria dos empresários, produtores e toda a população, acredita que vai melhorar a logística e com isso trazer benefícios para o Norte de Mato Grosso e do país. “Vai viabilizar o escoamento de cereais e interligar esta região ao centro do Estado, até mais. Vai melhorar a economia”, comentou o empresário.

A pavimentação da BR-163, entre Mato Grosso (Guarantã do Norte) e Pará (Rurópolis), está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e tem previsão de ser executada até 2010.

Inaugurada em 1973, a BR-163 tem 1.765 km, cerca de 800 km asfaltados, e atravessa uma das áreas mais importantes da Amazônia em potencial econômico, diversidade social, biológica e riquezas naturais. Na região são encontrados os biomas do Cerrado e da Floresta Amazônica e três bacias hidrográficas (Teles Pires/Tapajós, Xingu e Amazonas).

A pavimentação desta rodovia vai criar um corredor de exportação através do rio Amazonas para escoar a produção agrícola, como madeira, arroz, soja e gado. Também irá beneficiar a Zona Franca de Manaus, ao reduzir os custos com transporte dos equipamentos eletroeletrônicos produzidos na região para o Sul e Sudeste do Brasil.

A pavimentação desta estrada possibilitará a integração desta região ao resto do país, trazendo desenvolvimento regional, dando atendimento às populações marginais, possibilitando o escoamento da produção agrícola da região e gerando emprego.

SIGA-NOS NO Google News