Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MT: Mutirão bancário encerra com saldo positivo

TJMT - 21 de outubro de 2012 - 10:41

A Central de Conciliação e Mediação do Fórum Desembargador José Vidal encerra o mutirão bancário com mais de R$ 1 milhão em acordos firmados entre clientes inadimplentes e o banco Bradesco. Somente nos três primeiros dias, dos 48 convocados que compareceram no mutirão, 27 fecharam proposta. O montante representa sucesso em 56% das negociações.

Para a coordenadora da Central de Conciliação, juíza Adair Julieta da Silva, o saldo é bastante positivo e satisfatório tanto para quem teve a oportunidade de organizar a vida financeira, quanto para o banco, que receberá uma dívida bastante antiga. “O Poder Judiciário ganha com a redução do estoque de processos e com a conscientização da sociedade sobre a importância e eficiência da conciliação”.

A comerciante Edmara Figueiredo Sampaio conheceu o serviço de conciliação durante o mutirão e aprovou a iniciativa do Poder Judiciário. Ela conseguiu liquidar o débito que persistia por seis anos, mesmo após várias tentativas de negociação com o Bradesco, sem sucesso. “Nunca tive o hábito de dever, mas tivemos diversos problemas de saúde, familiar e do próprio mercado, que culminou com essa situação. O empréstimo em si era pequeno, mas a dívida ficou grande diante da quantidade de juros cobrados”.

Para Edmara, a conciliação tem um peso especial, uma vez que trará tranquilidade para continuar trabalhando e honrando com os compromissos. “Eu e meu esposo vamos dormir tranqüilos sabendo que não temos mais essa dívida”. O Bradesco ofereceu prazo para o pagamento e diminuiu os juros para facilitar a quitação da dívida. “Se eu tivesse conhecimento da conciliação antes, com certeza já teria procurado negociar dessa forma”.

Conforme a juíza Adair Julieta da Silva, além das pessoas que estavam na pauta de convocações elaborada pelo banco, outros clientes que estavam devendo compareceram a Central para tentar entrar em acordo. “Os advogados do banco foram bem receptivos e fizeram a negociação. Foi muito positivo para todos. Estamos muito felizes”.

A juíza lembra que entre os dias 7 e 14 de novembro será realizada a Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça. Na Central de Conciliação serão convocados quase cinco mil pessoas, sendo duas mil referentes ao DPVAT que tramita na Primeira Instância e outros 120 da Segunda Instância. De 7 a 23, o Poder Judiciário de Mato Grosso convocará ainda 2800 envolvidos em processos referentes a débitos fiscais com a Prefeitura de Cuiabá.

SIGA-NOS NO Google News