Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MT: Frigoríficos param e população fica sem carne para consumo

24horasnews - 10 de outubro de 2012 - 08:15

As 40 plantas frigoríficas em operação em Mato Grosso param suas atividades a partir desta quarta-feira, 10, por causa da greve dos servidores do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado). A decisão afeta os consumidores locais – que ficam sem carne na mesa já a partir deste final de semana – e a comunidade internacional, penalizada com a quebra dos contratos por parte da indústria.

A greve – iniciada no final de agosto e sem tempo para acabar - deixou 900 Km de fronteira seca sem vigilância sanitária e paralisou a emissão da Guia de Transporte de Animais (GTA), que normatiza o embarque e desembarque de bovinos no Estado.

“Sem GTA, a indústria fica engessada para fazer o abate de animais”, alerta o secretário-executivo do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo/MT), Jovenino Borges. Segundo ele, a partir de quarta-feira as plantas ficam sem matéria-prima para abate e o comércio varejista inicia contagem regressiva para ficar sem o produto nas gôndulas. “O consumidor também pode ir se preparando, pois dentro de três a quatro dias ele terá que substituir a carne bovina por outro produto”, avisa Borges.

Pelo menos 90% das plantas locais exportam carne para o mercado europeu e países da Lista Geral. “Com a paralisação, os contratos com a comunidade internacional deixarão de ser cumpridos e a imagem de Mato Grosso mais uma vez fica arranhada no exterior por inoperância e falta de gestão governamental no momento em que o Estado vive um ótimo momento com o trabalho de sanidade do seu rebanho”, afirma o secretário do Sindifrigo.

Para ele, o setor privado não pode ser penalizado por causa da falta de estrutura do Indea. “O governo do Estado precisa abrir os olhos e resolver este problema com urgência para evitar o caos”, adverte.

Os profissionais cobram melhorias na infraestrutura das unidades do Indea, a reabertura dos postos de fiscalização, a disponibilidade e manutenção de um sistema informatizado para emissão de guias, manutenção de veículos e disponibilidade de material básico para o trabalho de fiscalização no Estado.

SIGA-NOS NO Google News