Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MT: Candidatos poderão concorrer a apenas uma vaga

24horasnews - 28 de julho de 2009 - 19:15

Os candidatos interessados em uma das 10.086 vagas deverão escolher bem aquela a qual irão concorrer, pois cada pessoa poderá se inscrever para apenas um cargo. Isto por que o maior concurso público de Mato Grosso será realizado em apenas um dia.

O secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr, explicou que a realização do concurso público de forma unificada é a melhor forma de democratizar a entrada de profissionais para o serviço público. “Com a possibilidade de se fazer o concurso para apenas um dos cargos, os candidatos irão focar o cargo a que querem concorrer e assim darão mais chance para os outros que também querem entrar em outros cargos”.

Segundo De Vitto, quando se realiza um concurso público perde-se muito tempo quando um candidato aprovado não toma posse e é necessário então chamar um outro candidato. “O prazo para se tomar posse depois da nomeação é de 30 dias. Passado esse prazo, precisamos publicar a anulação e chamar outro candidato e novamente esperar o prazo. Então, perde-se muito tempo em chamar os aprovados. Por isso, entendemos que fazendo com que o candidato escolha apenas um cargo, ele escolherá aquele que realmente quer e tem afinidade”.

O secretário lembrou também que ao realizar um único concurso para vários cargos e carreiras, o custo na execução torna-se menor. “Para a realização deste concurso iremos gastar aproximadamente R$ 9 milhões. Cada seleção, em média, o Governo gasta R$ 2 milhões. Neste, estamos fazendo para 17 carreiras, por isso este será mais econômico que qualquer outro que já foi feito”.

De Vitto lembrou também que o Governo Blairo Maggi sempre adotou, desde o início, a política de concurso de forma integrada, fazendo com que os concursos passassem a ser realizados, mesmo sendo para outras secretarias, através da Secretaria de Estado de Administração (SAD). “E a realização de um concurso unificado para várias áreas vem romper paradigmas”.

SIGA-NOS NO Google News