Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MT: Bandidos aplicam o "golpe da extorsão" em 36 pessoas

24horasnews - 25 de julho de 2005 - 08:33

O medo da violência fez criar um novo tipo de golpe. É a extorsão aplicada através de um simples telefonema. Um total de 36 pessoas já foram vítimas em Mato Grosso. O número foi divulgado em reportagem do programa”Fantástico”, da TV Globo, no domingo, e ajuda a engrossar as estatísticas do que vem acontecendo em quase todo o Brasil. A matéria mostrou que o Rio de Janeiro é a origem de boa parte das ligações. O mais grave, contudo, é que os autores do golpe são bandidos que já cumprem pena. Dentro dos presídios, usam celulares para aterrorizar as vítimas. E qualquer um pode acabar vítima dessa situação.

A matéria mostrou que a vítima recebe o telefonema. O homem do outro lado da linha não se identifica. O autor da chamada parece saber tudo sobre os parentes da mulher. Começa a fazer ameaças. “Eu estava em casa, o celular tocou, eu atendi, era uma pessoa dando detalhes sobre meu filho. Nome dele, colégio em que ele estuda e dizendo que eu fizesse um depósito em conta bancária de R$ 5 mil” - conta um homem, que preferiu não ser identificado. “Foi quando ele falou pra mim que meu pai estaria seqüestrado, que eles estavam com meu pai, que estariam de posse dele, em poder dele. Nesse momento fiquei em pânico” - relata o músico Sérgio Neves.

Os bandidos exigem que as pessoas depositem dinheiro em contas bancárias de cúmplices que estão em liberdade. Ou então que comprem cartões de telefones celulares pré-pagos e revelem os códigos dos cartões. Assim, eles poderão fazer novas ligações para aplicar o golpe da extorsão por telefone.

“Tem ligações que acompanham a lista telefônica, tem ligações que acompanham classificados de jornais. Por exemplo, uma pessoa anuncia que tem uma moto e que está desejando vendê-la. Eles ligam para aquele número e falam: ‘Fulano, nós estamos aqui para extorquir, nós vamos sua família toda caso você não me dê R$ 5 mil’. Aí ele diz que não tem dinheiro e eles dizem: ‘Você tem dinheiro sim, tanto que você tem uma moto, com essas características e se você não pagar, nós vamos matá-lo quando você estiver em cima da sua moto’” - explica o delegado Luiz Ramos Filho.

Além de Mato Grosso, o golpe fez vítimas em grande número em Belo Horizonte, com 550 casos registrados; e no Rio de Janeiro, com mais de 500. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que não dispõe de estatística sobre o número de vítimas. Uma delas foi o homem que sofreu ameaças contra o filho pequeno. “O tom dele era de ameaça, ele ameaçou se você não fizer esse depósito daqui a tanto tempo eu vou invadir a sua casa, vou dar um tiro na cabeça do seu filho e você é o responsável por isso tudo”. As informações sobre a família foram passadas, inocentemente, pelo próprio filho da vítima, uma criança.

Na semana passada, de acordo com o “Fantástico”, agentes da 37ª Delegacia de Polícia do Rio identificaram sete detentos que praticavam o golpe. Todos faziam as ligações de um presídio que ainda não tem bloqueador de telefone celular. Foram presos também, esta semana, seis parentes dos presidiários, acusados de emprestar contas bancárias e sacar dinheiro para a quadrilha. “O sistema de inteligência do sistema penitenciário do Rio de Janeiro trabalhou de forma conjunta conosco e somente através deles foi possível identificação das pessoas que entram para visitar essas pessoas que estão presas”, afirma Ramos Filho.

SIGA-NOS NO Google News