Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS:Fórum debate os rumos da educação de jovens e adultos

Agência Popular - 09 de junho de 2004 - 16:16

Para debater a alfabetização, é necessário promover uma reflexão mais ampla sobre a educação de jovens e de adultos (EJA) e definir os padrões de escolarização dessas pessoas que não puderam estudar em idade escolar. Esse é o principal objetivo do 1º Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul (Feja/MS), que se realiza de hoje até sexta-feira em Campo Grande, paralelamente ao 4º Encontro Nacional de Mova- Brasil.

Como continuação da alfabetização, a educação de jovens e de adultos precisava de espaço para discutir a permanência do aluno nos estudos, a regulamentação desse processo e os rumos do ensino médio para essas pessoas. “Essa é a oportunidade ideal para pensar sobre a busca de identidade para a educação de jovens e adultos do estado”, afirma a gestora de educação de jovens e de adultos da Secretaria de Estado de Educação (SED), Maísa Vargas Veiga.

O Feja possibilitará aliar a discussão de tendências teóricas com a experiência prática dessa modalidade educacional, para superar as dificuldades regionais. A gestora de educação de jovens e de adultos da SED acrescenta que esse não é um momento de estabelecer parâmetros e, sim, de enriquecer o debate com conhecimentos diferentes. “As discussões regionais são diferentes porque se estabelecem de acordo com nossas necessidades, que são diferentes das de outros estados. O fórum vai proporcionar que nós conheçamos outras realidades”, diz Maísa.

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 43.500 alunos estão matriculados na EJA. Maísa lembra que o maior desafio é fazer com que aquela pessoa que se alfabetizou pelo programa Brasil Alfabetização Mova-MS Alfabetizado dê continuidade aos estudos. “Se o adulto não voltar para a escola para aperfeiçoar os conhecimentos, o programa fica vazio de significação”, destaca.

Para isso, criam-se extensões em qualquer escola, com o cuidado de formalizar a escolarização, que só pode se realizar dentro de uma instituição, ao contrário da alfabetização informal, promovida pelo Mova. A escola que oferece salas de EJA recebe financiamento do Governo Federal e recursos para manutenção do Governo Estadual.

Entre os participantes do 1º Feja, estão a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação (MEC), Cláudia Veloso Torres Amaral, o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados de Brasília, deputado federal Carlos Abikalil e a professora mestra em Ciência da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fani Maria José C. e Silva.

A abertura do evento será hoje às 19h no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Os debates, palestras, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências irão ocorrer amanhã (10) e sexta-feira (11) no Teatro Aracy Balabanian.


Vivian de Castro Alves - SED

SIGA-NOS NO Google News