Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

09/06/2004 16:16

MS:Fórum debate os rumos da educação de jovens e adultos

Agência Popular

Para debater a alfabetização, é necessário promover uma reflexão mais ampla sobre a educação de jovens e de adultos (EJA) e definir os padrões de escolarização dessas pessoas que não puderam estudar em idade escolar. Esse é o principal objetivo do 1º Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul (Feja/MS), que se realiza de hoje até sexta-feira em Campo Grande, paralelamente ao 4º Encontro Nacional de Mova- Brasil.

Como continuação da alfabetização, a educação de jovens e de adultos precisava de espaço para discutir a permanência do aluno nos estudos, a regulamentação desse processo e os rumos do ensino médio para essas pessoas. “Essa é a oportunidade ideal para pensar sobre a busca de identidade para a educação de jovens e adultos do estado”, afirma a gestora de educação de jovens e de adultos da Secretaria de Estado de Educação (SED), Maísa Vargas Veiga.

O Feja possibilitará aliar a discussão de tendências teóricas com a experiência prática dessa modalidade educacional, para superar as dificuldades regionais. A gestora de educação de jovens e de adultos da SED acrescenta que esse não é um momento de estabelecer parâmetros e, sim, de enriquecer o debate com conhecimentos diferentes. “As discussões regionais são diferentes porque se estabelecem de acordo com nossas necessidades, que são diferentes das de outros estados. O fórum vai proporcionar que nós conheçamos outras realidades”, diz Maísa.

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 43.500 alunos estão matriculados na EJA. Maísa lembra que o maior desafio é fazer com que aquela pessoa que se alfabetizou pelo programa Brasil Alfabetização Mova-MS Alfabetizado dê continuidade aos estudos. “Se o adulto não voltar para a escola para aperfeiçoar os conhecimentos, o programa fica vazio de significação”, destaca.

Para isso, criam-se extensões em qualquer escola, com o cuidado de formalizar a escolarização, que só pode se realizar dentro de uma instituição, ao contrário da alfabetização informal, promovida pelo Mova. A escola que oferece salas de EJA recebe financiamento do Governo Federal e recursos para manutenção do Governo Estadual.

Entre os participantes do 1º Feja, estão a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação (MEC), Cláudia Veloso Torres Amaral, o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados de Brasília, deputado federal Carlos Abikalil e a professora mestra em Ciência da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fani Maria José C. e Silva.

A abertura do evento será hoje às 19h no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Os debates, palestras, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências irão ocorrer amanhã (10) e sexta-feira (11) no Teatro Aracy Balabanian.


Vivian de Castro Alves - SED

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)