Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/06/2004 16:16

MS:Fórum debate os rumos da educação de jovens e adultos

Agência Popular

Para debater a alfabetização, é necessário promover uma reflexão mais ampla sobre a educação de jovens e de adultos (EJA) e definir os padrões de escolarização dessas pessoas que não puderam estudar em idade escolar. Esse é o principal objetivo do 1º Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul (Feja/MS), que se realiza de hoje até sexta-feira em Campo Grande, paralelamente ao 4º Encontro Nacional de Mova- Brasil.

Como continuação da alfabetização, a educação de jovens e de adultos precisava de espaço para discutir a permanência do aluno nos estudos, a regulamentação desse processo e os rumos do ensino médio para essas pessoas. “Essa é a oportunidade ideal para pensar sobre a busca de identidade para a educação de jovens e adultos do estado”, afirma a gestora de educação de jovens e de adultos da Secretaria de Estado de Educação (SED), Maísa Vargas Veiga.

O Feja possibilitará aliar a discussão de tendências teóricas com a experiência prática dessa modalidade educacional, para superar as dificuldades regionais. A gestora de educação de jovens e de adultos da SED acrescenta que esse não é um momento de estabelecer parâmetros e, sim, de enriquecer o debate com conhecimentos diferentes. “As discussões regionais são diferentes porque se estabelecem de acordo com nossas necessidades, que são diferentes das de outros estados. O fórum vai proporcionar que nós conheçamos outras realidades”, diz Maísa.

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 43.500 alunos estão matriculados na EJA. Maísa lembra que o maior desafio é fazer com que aquela pessoa que se alfabetizou pelo programa Brasil Alfabetização Mova-MS Alfabetizado dê continuidade aos estudos. “Se o adulto não voltar para a escola para aperfeiçoar os conhecimentos, o programa fica vazio de significação”, destaca.

Para isso, criam-se extensões em qualquer escola, com o cuidado de formalizar a escolarização, que só pode se realizar dentro de uma instituição, ao contrário da alfabetização informal, promovida pelo Mova. A escola que oferece salas de EJA recebe financiamento do Governo Federal e recursos para manutenção do Governo Estadual.

Entre os participantes do 1º Feja, estão a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação (MEC), Cláudia Veloso Torres Amaral, o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados de Brasília, deputado federal Carlos Abikalil e a professora mestra em Ciência da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fani Maria José C. e Silva.

A abertura do evento será hoje às 19h no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Os debates, palestras, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências irão ocorrer amanhã (10) e sexta-feira (11) no Teatro Aracy Balabanian.


Vivian de Castro Alves - SED

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)