Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS:Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva forte

Agência Brasil - 26 de janeiro de 2009 - 18:36

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou alerta de chuva forte, para hoje (26) e amanhã (27), nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Amapá, Amazonas, Tocantins, Rondônia, Acre, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. No alerta a Sedec informa que as pancadas de chuva podem vir acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 60 km/h.

O órgão recomenda que a população evite áreas de alagamentos e locais de risco de deslizamentos como encostas, morros e barreiras. Além disso, não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Até agora, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais afetadas pela chuva e permanecem em estado de alerta.

No município de Campanário (MG) o temporal do fim de semana destruiu estradas e pontes de acesso à cidade. Todas as pistas na altura do quilômetro 348 da BR-116 estão interditadas desde sábado (24), o asfalto cedeu impossibilitando a passagem de veículos.

Segundo o secretário de obras de Campanário, Aguimar Henrique de Sousa, a zona rural é a parte mais afetada, plantações foram destruídas e não tem acesso a região. “As pontes caíram, estamos preocupados pois as aulas começam na próxima semana e não sabemos como iremos fazer o transporte das crianças. Tudo indica que as chuvas irão continuar e a tendência é só piorar, precisamos agir logo, mas com essa quantidade de chuva fica difícil”, disse.

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, ao todo 110 municípios decretaram situação de emergência e 39 comunicaram danos e prejuízos.

No estado do Rio de Janeiro a chuva já afetou 20.187 moradores, segundo o Departamento Geral da Defesa Civil do RJ (DGDEC/RJ). Um total de 12 municípios decretaram situação de emergência e em Cardoso Moreira foi decretado estado de calamidade pública.

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro revelou a infestação da dengue decorrentes da chuva no município em nível acima da média nacional. De acordo com o estudo, enquanto em outras cidades brasileiras as equipes identificaram 1% dos focos de mosquitos nas casas, na capital fluminense a taxa já chegou a 2,92%. Apenas em janeiro, 85 casos de dengue foram notificados.


SIGA-NOS NO Google News