Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/02/2006 10:52

MS vive surto atípico de raiva em 5 cidades

Fernanda Mathias/Campo Grande News

As cidades de Camapuã, Sonora, Costa Rica, Jaraguari e Bandeirantes vivem um surto de raiva bovina, atípico em função do período, segundo o coordenador estadual do Programa de Combate à Raiva pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal), Ademar Etiro Mori.

Ele afirma que em alguns municípios as mudanças provocadas por atividades econômicas no ecossistema já deixavam a previsão de maior incidência da doença, mas como a proliferação é ligada ao ciclo reprodutivo dos morcegos a perspectiva era que isso ocorresse somente em meados de abril a junho.

A orientação aos proprietários de fazendas nesta região afetada é que, ao perceber ataques por morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue), vacinem seus rebanhos. “É bobagem perder de 30 a 40 animais por não aplicar uma vacina que custa R$ 0,38 a dose”, analisa Ademar.

O número de focos por município tem oscilado de um a três e em algumas propriedades o número de animais mortos chega a 40, como caso confirmado em Costa Rica, na região de Paraíso. Mutirões da Iagro promovem o controle populacional do morcego, aplicando veneno nos animais que acabam o levando para seus abrigos e matando um número grande de morcegos.

Os sintomas de animais infectados são perda de equilíbrio nas pernas traseiras e ausência do apetite do animal. A doença atinge o sistema nervoso matando o animal em 3 a 4 dias após a manifestação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)