Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

26/08/2003 10:35

MS vai ter amanhã visão privilegiada de Marte

Leonardo Lani/CGN

Mato Grosso do Sul está numa faixa privilegiada para observar a oposição de Marte, evento que acontecerá na amanhã, quando o planeta vermelho vai atingir a aproximação de 55,76 milhões de quilômetros da Terra. A distância entre os dois planetas, que pode variar de 54,5 milhões a 401,3 milhões de quilômetros, vem diminuindo há vários dias. A última vez que tal proximidade ocorreu foi há 60 mil anos, época em que os neandertais viviam na Terra. O fenômeno marca o momento em que os dois planetas entrarão em alinhamento perfeito em relação ao Sol. Ou seja, visto da Terra, Marte estará do lado oposto do Sol. Se o ponto de visão for o Sistema Solar, a estrela, a Terra e Marte vão estar sobre uma reta única, exatamente nessa ordem.

Até o dia 31, Marte estará nascendo por volta das 18h, no lado oposto do horizonte onde o Sol se pôs, e vai se pôr pouco depois das 6h. Será possível ver o planeta vermelho com um binóculo. Marte se parecerá com uma bolinha alaranjada. Os níveis de detalhe aumentam se a observação for feita com telescópio. Quanto maior a abertura, mais detalhes serão perceptíveis. Com um telescópio pequeno, de 60 milímetros de diâmetro, será possível ver as calotas polares marcianas, pois é verão no hemisfério sul de Marte e sua calota polar sul está voltada para a Terra. A oportunidade é única, já que os dois planetas só estarão tão próximos no ano de 2.287. Segundo o Inmet (Instituto de Meteorologia), a previsão do tempo para esta quarta na Capital é de céu claro, sem nuvens, o que vai possibilitar a observação do fenômeno. Com informações da Agência Brasil.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Sábado, 26 de Setembro de 2020
07:28
Cassilândia/São José do Rio Preto
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)