Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

12/08/2004 09:57

MS vai receber verba para a população vítima de estiagem

Agência Câmara

Os deputados aprovaram, na noite desta quarta-feira, 13 proposições entre as matérias que estavam previstas para serem apreciadas no primeiro esforço concentrado.
Entre as mais polêmicas estiveram a recriação das Superintendências Regionais de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene). As autarquias foram extintas em 2002, após várias denúncias de irregularidades, entre elas, o desvio de recursos que deveriam ser empregados em projetos que financiavam.
Os dois projetos de lei, de autoria do Executivo, foram aprovados por acordo, em votação nominal, porém, durante toda a sessão, parlamentares da oposição das regiões Norte e Nordeste, fizeram duras críticas aos textos enviados à Plenário pelas comissões especiais criadas para analisar as propostas.
Para a deputada Kátia Abreu (PFL-TO), tanto no caso da Sudam, quanto no da Sudene, o Governo tenta dar uma desculpa para promessas de campanha não cumpridas. A parlamentar argumentou que nenhum dos projetos apresentam, claramente, a origem dos recursos que serão destinados às superintendências.
O relator do projeto da Sudam, deputado Paulo Rocha (PT-PA), explicou que as matérias tratam, apenas, da recriação dos órgãos. Segundo Paulo Rocha, a principal preocupação do Governo foi criar mecanismos para evitar a repetição das fraudes do passado. "O principal desvio existente no passado era autorizar, na renúncia fiscal, a aplicação de empresa para empresa. Estamos acabando com isto. Qualquer renúncia fiscal, para ser aplicada nas regiões subdesenvolvidas, irá para um fundo e os órgãos de planejamento redistribuirão os recursos para aplicabilidade no projeto que está afeito ao projeto estratégico."

Abrangência
A nova Sudam abrangerá os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará e mais o Maranhão, que fica no Nordeste. Já a Sudene, que também terá as mesmas atribuições, além dos nove estados nordestinos, atenderá municípios prejudicados pela seca em Minas Gerais e no Espírito Santo. As matérias seguem para serem apreciadas pelo Senado Federal.

PECs
Também foi aprovada, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo (438/01). A proposição foi aprovada na forma de emenda aglutinativa.
Já a PEC Paralela da Previdência (227/04) foi retirada de pauta, após a aprovação de requerimento do PT que pedia o adiamento da votação da proposta.

Medidas Provisórias
Os deputados também aprovaram duas medidas provisórias com prazo de tramitação vencido. Uma delas cria o Auxílio Emergencial Financeiro para vítimas de catástrofes naturais (190/04). A outra libera recursos para ao Ministério da Integração Nacional atender às populações vítimas de estiagem ocorrida nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Outras duas propostas incluídas de última hora na pauta da Ordem do Dia também foram aprovadas. Ambas tratam do reordenamento e redefinição de atribuições na carreira militar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)