Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS vai receber três Unidades de Pronto Atendimento

Agência do Rádio - 30 de dezembro de 2008 - 08:34

O Ministério da Saúde vai investir quase cinco milhões de reais para implantar três Unidades de Pronto Atendimento em Mato Grosso do Sul. Campo Grande, Três Lagoas e Dourados são as cidades beneficiadas. A idéia das unidades é acabar com a superlotação nos pronto-socorros dos hospitais, já que as Upas atendem os casos de urgência e emergência de menor complexidade, como problemas respiratórios e pequenas lesões. As situações mais graves, como acidentes de trânsito, queimaduras ou pessoas com derrame ou infarto, podem ser acolhidas nas Upas, mas são encaminhadas para atendimento especializado. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explica que a medida pode significar uma economia considerável dos gastos públicos.


"A expectativa é que noventa e cinco por cento dos casos sejam resolvidos. E isso também significa, pára para pensar um pouco, economia de muito dinheiro. Se eu estou mudando a lógica do hospital, que deixa de atender quem está precisando para atender bem quem de fato precisava, vai haver uma economia de recursos significativa na outra ponta".

O ministro da Saúde lembra que as Upas vão funcionar vinte e quatro horas por dia. José Gomes Temporão acrescenta que, no total, o Ministério da Saúde vai investir cento e noventa e três milhões de reais para construir cento e vinte e seis Unidades de Pronto Atendimento em todo o País. Atualmente, oitenta e uma unidades estão funcionando nos Estados do Pará, Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso e Tocantins.

Reportagem, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News