Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS vai receber três aparelhos de radioterapia

Agência do Rádio - 05 de novembro de 2013 - 16:00

Quem precisa tratar o câncer no Mato Grosso do Sul vai poder contar com aparelhos de alta tecnologia para combater a doença, conhecido como aceleradores lineares. O Ministério da Saúde vai encaminhar três equipamentos para o estado que vão ser distribuídos nos municípios de Campo Grande e Dourados. Com os novos aparelhos, o número de sessões de radioterapia no Mato Grosso do Sul deve subir de 105 mil para 234 mil sessões anuais. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o aumento do número de pessoas com câncer no Brasil impulsionou a compra dos aceleradores lineares:

"Projeção do Inca é de que a gente venha ter 500 mil novos casos de câncer, isso é mais que número de casos de dengue, três vezes mais do que nós temos casos de malária hoje no nosso país, 500 mil novos casos de câncer no nosso país e que nós precisávamos expandir fortemente os serviços de radioterapia, atualizar aqueles que já existem e expandir fortemente para região norte, nordeste e o interior das regiões sul e sudeste do nosso país."

Em todo o Brasil, 22 estados e o Distrito Federal vão receber 80 aceleradores lineares. A partir da chegada dos novos equipamentos no país, o SUS vai ter capacidade para realizar 13 milhões de sessões de radioterapia por ano. Para saber mais acesse www.saude.gov.br

Reportagem, Cristiano Carlos

SIGA-NOS NO Google News