Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS vai manter o período de defeso da Piracema de 3 meses

APn - 17 de outubro de 2003 - 06:51

Os conselheiros do Conpesca – Conselho Estadual da Pesca estiveram reunidos na tarde de hoje no auditório da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para discutir a possibilidade de unificar o período de defeso da Piracema nos rios de domínio federal e estaduais (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), conforme foi proposto na semana passada em Brasília.

Após exposições dos trabalhos de pesquisa da Embrapa Pantanal o Conpesca definiu que Mato Grosso do Sul vai permanecer com a data de 03 de novembro até 31 de janeiros, período em que a pesca fica proibida nos rios de domínio estadual. O Ibama (Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e o Governo de Mato Grosso solicitaram que o período de defeso seja o mesmo para os rios dos dois estados e para os rios de domínio da união, e que a pesca fique proibida por quatro meses, até o final de fevereiro.

Os conselheiros do Conpesca propuseram que haja uma reunião com o Estado de Mato Grosso para expor as razões da decisão e apresentar os estudos desenvolvidos pela Embrapa Pantanal e pelo Instituto de Meio Ambiente – Pantanal (Imap). Outra reunião será realizada com o Ibama sugerindo que o órgão utilize a mesma data para o período de defeso da Piracema nos trechos dos rios federais dentro do território de Mato Grosso do Sul.

Compareceram a reunião do Conpesca o Diretor da Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama de Brasília, Rômulo Melo e o Deputado Estadual Jerson Domingos.


Gislaine Balbinot - Sema

SIGA-NOS NO Google News