Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Vacinação do idoso contra a gripe em assentamentos

Agência do Rádio - 13 de abril de 2009 - 07:45

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso no Mato Grosso do Sul começa no dia vinte e cinco de abril e vai até oito de maio. E você, que tem sessenta anos ou mais, não pode perder a oportunidade. Quem toma a vacina fica protegido contra o vírus Influenza, causador da gripe. Dessa forma, além de adoecer menos, o idoso não fica tão vulnerável às complicações da doença, como a pneumonia e a bronquite. Além dos idosos, a população indígena também deve ser vacinada. A meta da Secretaria Estadual de Saúde é imunizar cento e setenta e oito mil, cento e vinte sul-matogrossenses com sessenta anos ou mais durante a mobilização. Todos os postos de saúde fixos vão oferecer a vacina contra a gripe e unidades volantes vão ser montadas em locais estratégicos da área urbana e rural, assentamentos e aldeias. De acordo com a gerente da área técnica de Imunizações do Mato Grosso do Sul, Kátia Mougenot, cada cidade vai fazer o seu planejamento.

"Os municípios do Estado cada qual vai adequar a sua estratégia de acordo com as suas dificuldades, ou seja, os municípios que tem área rural extensa, os municípios que tem local de difícil acesso, cada um desses vai se adequar a sua necessidade no alcance dessa população a ser vacinada."

Kátia Mougenot destaca que a vacinação deve começar antes nos locais de difícil acesso. A vacina está disponível nos postos de saúde para as pessoas com sessenta anos ou mais. E para os idosos com dificuldade de locomoção, a vacina pode ser feita em casa. É só procurar a secretaria municipal de saúde para agendar.

Reportagem, Cynthia Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News