Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Vacinação contra rotavírus começa no dia 6 de março

Agência do Rádio - 02 de março de 2006 - 08:18

O calendário nacional de vacinação ganhou uma nova data - 6 de março. A partir desse dia, os pais devem levar seus filhos de até um ano aos postos de saúde no Mato Grosso do Sul para receber a vacina contra o rotavírus. O rotavírus é apontado como causador de 30% dos casos de diarréias graves que atingem crianças com até 5 anos. A partir da vacinação, o Ministério da Saúde acredita que o número de internações hospitalares pode ser reduzido em até 42%. As crianças devem tomar duas doses. A primeira no máximo com três meses e a segunda aos cinco meses. O intervalo entre as doses deve ser de, pelo menos, um mês. A coordenadora do Departamento de Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, Cristina Boaretto afirma que a inclusão dessa vacina vai proteger as crianças da diarréia, s obretudo nas regiões Norte e Nordeste do País, onde o número de casos é mais frequente e preocupante.

"Essa é uma nova vacina que está chegando. Ela previne a diarréia. É muito importante que as mães que forem levar seus bebês saibam que vão estar ganhando uma nova vacina, gratuitamente e de muito valor que previne diarréia, desidratação e até morte de bebê. Então, essa é mais uma iniciativa do Ministério da Saúde. Nós temos o melhor calendário de vacina do mundo então é um ganho para os brasileirinhos e brasileirinhas desse País."

A vacina não tem contra-indicação, é gratuita e deve ser aplicada duas vezes até a criança completar 1 ano de vida. O Ministério da Saúde já adquiriu 8 milhões de doses importadas da Bélgica e todos os lotes q ue já foram distribuídos aos Estados que devem encaminhá-los aos municípios. A vacinação contra o rotavírus foi incluída neste ano no calendário nacional de vacinação e, a partir de 2007 as vacinas serão produzidas pelo Instituto Butantan. Procure o posto de saúde mais próximo e vacine seu filho.

De Brasília, Silaine Bohry

SIGA-NOS NO Google News