Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS teve a 6ª maior ocupação de terras no País

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 25 de fevereiro de 2005 - 10:33

No ano passado o Mato Grosso do Sul teve o 6º maior número de invasões de terras do País, conforme o último relatório da Ouvidoria Nacional Agrária, divulgado nesta sexta-feira. Foram 18 ocupações no Estado, o maior número da região Centro-Oeste. O Estado não aparece, porém, dentre os que apresentaram mortes por conflito no campo.
O presidente da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul), Geraldo Teixeira de Almeida, afirma que pelo movimento não houve invasões e sim por outros como MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e índios.
Por outro lado, ele afirma que se a meta lançada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), de assentar este ano 9,1 mil famílias no Estado, não for cumprida pode haver uma onda de invasões. “Aí a situação fica muito ruim, temos famílias que há 7 anos estão esperando para serem assentadas”, afirma.
A meta foi apresentada durante manifestação ocorrida dia 15 último, em frente à sede do Incra, em Campo Grande, que mobilizou de 800 a mil sem-terra. Foi ratificada na última terça-feira pelo Ministro de Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, durante visita a Sidrolândia, acompanhando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente do MNP (Movimento Nacional dos Produtores), João Bosco Leal, classifica como “uma farsa” o relatório da Ouvidoria. “Hoje no Mato Grosso do Sul temos 29 áreas invadidas com mandados judiciais por serem cumpridos, 24 por índios e cinco por sem-terra. Esse levantamento não expressa a realidade de nosso Estado”, diz. O relatório do MNP aponta 35 invasões em Mato Grosso do Sul ao longo de 2004, com as respectivas datas, nomes de propriedades e movimentos (índios, CUT, MST, FAF e em um caso a Fetagri).

SIGA-NOS NO Google News