Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS teve 2º maior alta do custo da pecuária

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 14 de outubro de 2003 - 15:10

Mato Grosso do Sul foi o Estado brasileiro, dentre os sete pesquisados pela CNA (Confederação Nacional de Agricultura) que apresentou o segunda maior variação do Custo Operacional Efetivo da Pecuária no período de março a agosto deste ano, 7,54%.
Segundo análise da CNA, os preços dos insumos pecuários tiveram aumentos acima dos índices gerais de inflação, em agosto. Na média dos sete Estados onde é feita a pesquisa de custo da produção pecuária, a cesta com os principais insumos utilizados mensalmente na pecuária de corte (Custo Operacional Efetivo) esteve 0,71% mais cara em agosto, quando comparada a julho. No mesmo período, o IGP-M teve aumento de apenas 0,38%. Com base nesses números é possível tirar duas conclusões: a produção de carne bovina está remunerando menos os produtores e a inflação nos custos pode, num segundo momento, vir a pressionar os preços da carne para o consumidor final.
Se forem levados em consideração os dados dos últimos seis meses, as perdas dos pecuaristas aumentam. De março a agosto, o conjunto de insumos pecuários, considerado ponderamente de acordo com o tamanho do rebanho, acumula alta de 4,33%, enquanto o IGP-M sinaliza apenas 1,13%. Ao incluir os itens fixos demandados pela propriedade para a produção, a desvantagem é ainda maior, com acumulado de 4,55% nos últimos seis meses. No mesmo período, houve um aumento de apenas 1,85% no valor recebido pela arroba de boi, na média dos Estados pesquisados, ponderada pelo tamanho do rebanho.


SIGA-NOS NO Google News