Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/11/2005 14:17

MS terá 6 mil novos casos de câncer em 2006, prevê Inca

Marina Miranda / Campo Grande News
David MajellaDavid Majella

O Inca (Instituto Nacional do Câncer) prevê seis mil novos casos de câncer em Mato Grosso do Sul no ano de 2006. Conforme a entidade, o câncer de pele lidera ‘a lista’ com a estimativa de 1.430 novos casos ano que vem, seguido pelo câncer de próstata (660), mama (530), pulmão (310), colo de útero (300) e estômago (300). Os dados, divulgados no dia 23 de novembro, foram debatidos durante evento na manhã de hoje da Secretaria Estadual de Saúde em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer - 27 de novembro. Segundo a coordenadora estadual da prevenção primária do câncer, Silvana Fontoura Dorneles, atualmente a maior preocupação do Estado é com o câncer de pele. “O Estado permite aumento desses casos devido à atividade agropecuária que expõe o trabalhador”, explica. Para tentar contornar o quadro, uma reunião será realizada esta tarde, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) entre pesquisadores, secretaria de saúde e Hospital Regional. “Vamos tratar da questão agrícola, da exposição ao sol e ao agrotóxico, também causador de vários tipos de câncer, como bexiga, próstata e estômago”, observa. A intenção é criar estratégias específicas para este setor. Os principais sintomas do câncer de pele são manchas, irregularidades, mudança de cor e sangramento.

Prevenir é melhor ... - Desde 1998, professores de escolas particulares e públicas são capacitados para incorporar às matérias do dia-a-dia informações sobre a doença – projeto Saber Saúde. “Hoje a melhor forma de combate ainda é a prevenção e o que mais preocupa são os fatores comportamentais, como alimentação, exposição ao tabaco e exames periódicos”. Conforme Silvana, 60% dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida. “Desde criança a pessoa tem que se cuidar porque há uma tendência a desenvolver a doença pelo tempo de exposição aos meios que a causam”. A coordenadora explica que, apesar das campanhas e orientações, os casos de câncer têm subido no País de forma geral. As causas seriam maior expectativa de vida - o que significa também maior exposição aos fatores que provocam o câncer - e melhora da informação sobre o diagnóstico. “Antes o diagnóstico não era divulgado de forma correta, não havia a notificação”.

... que remediar – “30% dos casos de câncer que a gente recebe poderiam ter sido determinados por um diagnóstico precoce. O câncer de colo de útero, por exemplo, tem 100% de cura se detectado na fase inicial”. A constatação é da coordenadora estadual de registro de base populacional de câncer, a oncologista clínica Carmecinta Lang.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)