Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS terá 104 auditores para programa de rastreabilidade

Fernanda Mathias, Campo Grande News - 26 de março de 2009 - 09:23

Mato Grosso do Sul terá 104 auditores para o processo de credenciamento ao Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov/Eras). Na segunda-feira teve início o treinamento de 56 fiscais agropecuários, dos quais 46 da Iagro e 10 da SFA, que vão completar este quadro.

Hoje há 1.001 estabelecimentos rurais cadastrados pelas empresas certificadoras, na fila pelas auditorias.

O curso de capacitação vai até amanhã, na Iagro, em Campo Grande, abrangendo técnicos de 30 municípios.

Histórico – Com a recuperação do status de “Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação” perante a Organização Mundial de Saúde Animal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, solicitou à União Européia através de nota emitida no dia 01.12.2008, a inclusão do Estado, como área habilitada à exportar carne in natura para o bloco europeu.

De acordo com as novas regras do SISBOV, estipuladas na Instrução Normativa Mapa nº 17/2005, as propriedades rurais somente serão consideradas aptas à exportarem após atenderem todos os requisitos contidos no chek-list e aprovadas em auditoria realizada pelo Serviço Oficial.

Mato Grosso do Sul tem hoje o maior número de “Estabelecimentos Rurais Aprovados no SISBOV. S]ao 4.500 propriedades cadastradas. Porém, poucas são aprovadas na chamada lista traces, que efetivamente habilita as propriedades a exportarem. A previsão dos fiscais da Superintendência é que no próximo mês haja 20 propriedades aprovadas na Lista Traces. Seriam aproximadamente 10.000 animais.

Para o Fiscal Federal Agropecuário, Orasil Bandini, Coordenador estadual do Sisbov (SEDESA/SFA/MS), o grande gargalo enfrentado atualmente pelos pecuaristas do estado, é o fechamento temporário de alguns frigoríficos que possuíam habilitação para exportação e poderiam estar pagando um preço melhor pelos animais rastreados. Um bom exemplo disso é o Frigorífico Bertin de Lins/SP, que está pagando até 8% a mais pelo preço da arroba para animais provenientes de propriedades habilitadas e inscritas na Lista Traces.

SIGA-NOS NO Google News