Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS tem o 6º pior desempenho do País no Exame da Ordem

Humberto Marques/Campo Grande News - 18 de setembro de 2007 - 16:21

Os bacharéis em Direito de Mato Grosso do Sul tiveram o sexto pior desempenho do País no segundo Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil de 2007, aplicado no dia 19 de agosto em 19 Estados. Os candidatos sul-mato-grossenses ficaram em 14º lugar no geral: dos 882 inscritos, 867 compareceram para prestar as provas, e apenas 208 (23,99%) foram aprovados.

De acordo com a OAB/MS, os bacharéis do Estado só ficaram à frente dos candidatos de Tocantins, Amapá, Mato Grosso, Acre e Amazonas. O exame unificado foi realizado pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília em 41 cidades brasileiras, duas delas em Mato Grosso do Sul: em Campo Grande, onde dos 681 inscritos, 669 fizeram a prova e apenas 175 foram aprovados (26,16%); e em Dourados, onde 198 dos 201 inscritos compareceram, e 33 passaram (16,67%).

No outro lado da estatística, aparece o Piauí, como Estado de melhor desempenho, onde 46,18% dos candidatos foram aprovados – ou seja, mais da metade não conseguiu se credenciar para exercer a profissão de advogado. Em Teresina, capital daquele Estado, o índice de aprovação foi de 49,07%.

“Se não é motivo para comemorar, também não é motivo para desalento, mas de alerta e atenção”, afirmou o presidente da Ordem no Estado, Fábio Trad, ao chamar a atenção para a necessidade de melhor os cursos jurídicos em Mato Grosso do Sul. “Por isso, a OAB continuará firme no propósito de auxiliar as faculdades de Direito e aperfeiçoar o ensino jurídico de Mato Groso do Sul”, emendou, conforme ressaltou a assessoria da entidade.

A OAB/MS prepara o lançamento de programas com o intuito de atingir a excelência no ensino jurídico, a partir do levantamento de problemas e busca de soluções no ensino de Direito. Trad reconheceu que, em comparação ao resultado anterior do Exame da Ordem, foram resultados melhores, porém, ainda são tímidas a ponto de serem reconhecidos como avanços no ensino.

O resultado do Exame da Ordem está disponível no site da Cespe/Unb.

SIGA-NOS NO Google News