Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS tem índice da educação básica abaixo da média

Fernanda Mathias - Campo Grande News - 26 de abril de 2007 - 14:43

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta quinta-feira o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que coloca o Mato Grosso do Sul abaixo da média nacional. No País o Ideb da primeira fase do Ensino Fundamental foi de 3,8 quando em Mato Grosso do Sul está na casa dos 3,2. A meta, para equiparar a níveis de ensino de Países desenvolvidos, é chegar ao índice de 6.

Na segunda fase do Ensino Fundamental o País atingiu o Ideb de 3,5 e o Mato Grosso do Sul desempenho de apenas 2,9. Já no Ensino Médio o Idep do País foi de 3,4 e do Estado 2,8. Os baixos índices se devem ao interior, já que Campo Grande tem índices melhores que a média estadual e nacional. Atingiu na primeira fase do Ensino Fundamental Ideb de 4,2 e na segunda 3,7.

O indicador considera dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho. Considera dados da Prova Brasil 2005 e Censo Escolar 2005 e 2006.
O Ideb será o indicador objetivo para a verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso Todos pela Educação, eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação que trata da educação básica.

SIGA-NOS NO Google News