Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS tem a 1ª mulher piloto da Polícia Militar

Alessandra Carvalho - Midiamax - 28 de março de 2009 - 13:34

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul conta com a primeira e mulher piloto, a tenente Katiane Almeida, de 29 anos, mãe de uma menina de um ano. Ela integra o grupo de patrulhamento aéreo da Sejusp ( Secretaria de Justiça e Segurança Pública). “Nunca senti complexo por ser mulher piloto, sempre fui aceita por todos na instituição”, comenta a tenente.

Katiane passou no concurso de soldado para a Polícia Militar em 1998. Naquele ano ela era estudante da UFMS ( Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ela teve que parar com os estudos para ingressar na carreira militar. “Tive que parar o meu curso de Física para ter mais dedicação na minha vida militar”.

No ano de 2002, Katiane foi para a academia de formação de oficiais na cidade de Goiás (GO), para se tornar tenente da PM. Mas para chegar a piloto ela fez um curso específico. “ Em 2007, comecei a fazer o Curso Teórico e Prático de Pilotagem. Todo piloto tem que ter a CHT (Certificado de Habilidade Técnica) e CCF (Certificado de Capacidade Física) que é emitido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Ela pilotou pela primeira uma aeronave modelo Cessna 150 em 2006, na cidade de Aquidauana.

“O caminho foi árduo, muito difícil mesmo, superado pela vontade de um dia chegar a onde estou”. Hoje ela está apta para pilotar várias aeronaves. “ Piloto as aeronaves monomotores e bimotores tipo Cessna 210 e Sêneca II”, comenta. Ela voltou para a faculdade e agora faz outro curso. “Estou no 6° semestre de Direito e estou buscando os meus objetivos", alega.

SIGA-NOS NO Google News