Cassilândia, Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

Últimas Notícias

29/03/2019 06:40

MS tem 45 municípios e 40% do território localizados na faixa de fronteira

Campo Grande News

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 45 deles têm parte ou todo o território localizado na faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Essa faixa de 150 quilômetros de largura soma 143 mil quilômetros quadrados, ou 40% dos 357,1 mil km² que formam o território sul-mato-grossense.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo IBGE e divulgado nesta quarta-feira (27). A relação traz 588 municípios brasileiros em 11 estados localizados na faixa dos 15,9 mil km de fronteira do Brasil com países sul-americanos, numa área total de 1,4 milhão de km², o equivalente a 16,6% do território brasileiro.

Os municípios da faixa de fronteira estão sob legislação específica para áreas de segurança nacional. A lei 6.634, de 1979, estabelece auxílios financeiros específicos por parte do governo federal e impede, sem prévia autorização, a concessão de terras públicas ou a construção pontes, estradas e aeroportos, bem como a instalação de empresas de mineração, por exemplo.

Dos 45 municípios sul-mato-grossenses na faixa de fronteira, 27 têm 100% do território localizado nesse espaço. Entre eles estão as fronteiriças Ponta Porã, Amambai e Mundo Novo e outras nem tão próximas, como Dourados. Apesar de ficar a 120 km do Paraguai por estradas, todo o município de Dourados está na faixa de fronteira, que leva em conta a distância em linha reta.

Pantanal – Já o município de Corumbá, vizinho da Bolívia e o de maior extensão territorial de Mato Grosso do Sul e do Centro-Oeste com 64,7 mil km², tem 72,3% de sua área na faixa de fronteira. Em Miranda, dos 5.475 quilômetros quadrados, 68,5% ficam na faixa de fronteira.

O município com menor território dentro da faixa de fronteira é Dois Irmãos do Buriti. Só 0,1% dos 2.341 quilômetros quadrados estão nessa faixa. O vizinho município de Sidrolândia tem 29% de seus 5.286 km² dentro da faixa de fronteira.

Outro caso curioso é o de Maracaju, que tem 99% dos seus 5.299 quilômetros quadrados localizados dentro da faixa de fronteira. Só 6 km² ficaram de fora.

De acordo com o IBGE, as alterações apresentadas nessa edição da Malha Municipal Digital do Brasil resultaram de medições sobre insumos mais precisos, através da melhoria das ferramentas de geoprocessamento e não envolvem mudança na demarcação das fronteiras do Brasil com os países vizinhos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 24 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
07:20
Atenção motoristas e ciclistas
Quinta, 23 de Maio de 2019
22:00
Loterias
21:45
Loterias
21:42
Loterias
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)