Cassilândia, Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021

Últimas Notícias

15/02/2013 17:05

MS tem 13 mortes confirmadas e 36.524 casos suspeitos de dengue

Nicholas Nascimento, Campo Grande News

Mato Grosso do Sul tem 13 mortes confirmadas por dengue e 36.524 casos suspeitos da doença do começo do ano até o sábado (15), segundo a Secretaria de Estado de Saúde. O boletim divulgado hoje informa que são 6 mortes em Campo Grande, duas em Vicentina. Aquidauana, Miranda, Nova Andradina, Sidrolândia e Rio Verde de Mato Grosso têm uma morte confirmada cada.

A Secretaria investiga outros 4 óbitos provocados pela dengue, sendo 2 na Capital, um em Aquidauana e outro em Nioaque. Foram descartadas outras 6 mortes suspeitas.

Desde a semana passada, equipes da Secretaria de Estado percorrem os municípios com registro de vítimas para saber quais foram as causas. “Saber a causa do óbito, junto com o Ministério descobrir onde está acontecendo a falha e orientar”, explicou Bernadete Lewandowski, diretora de Vigilância e Saúde do Estado.

Segundo o levantamento, 38 municípios estão em alerta para a doença. Eles registraram uma média de mais de 300 casos para 100 mil habitantes, que é considerada alta incidência.

Bernadete explica que o paciente também precisa ficar atento. “Muitas vezes tem falha do paciente, que por exemplo, não leva o cartão de acompanhamento ou se medica por conta própria.”, disse.

Entre os casos fatais, chama a atenção a morte de um adolescente indígena de 15 anos, ocorrida na semana passada. Foi montada uma força tarefa para visitar a aldeia em Miranda, para reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti.

“Fomos ate a aldeia, para saber o que estava ocorrendo para acompanhar, intensificar borrifação e o controle dos agentes”, revelou.

A dengue apresenta uma diminuição no número de casos na última semana epidemiológica, já que foram 5.102 casos notificados na semana 6 enquanto na semana anterior foram 5.716. Para as autoridades estaduais, isso é reflexo do trabalho de combate a doença.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que até a quarta-feira (13) contabilizava 26.234, com 32 casos suspeitos de dengue hemorrágica. De acordo com a secretaria, outras 8 mortes suspeitas da doença foram descartadas.

Bonito aparece em segundo lugar, com outros 626 e índice de incidência de 3.163 casos, enquanto Nova Andradina tem 1.100 casos e índice de 2.372.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 20 de Janeiro de 2021
Terça, 19 de Janeiro de 2021
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)