Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: suspeitas de coronavírus vão a sete e chegam a Maracaju

Campo Grande News - 06 de março de 2020 - 20:30

Os casos suspeitos do novo coronavírus foram de cinco para sete em 24h. Boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), nesta sexta-feira, mostram 25 casos notificados. As investigações se concentram em Campo Grande e o município de Maracaju, distante 160 quilômetros da Capital, entrou no circuito da doença em Mato Grosso do Sul.

Com a exclusão da primeira suspeita, registrada no município de Ponta Porã, Maracaju, onde um caso já havia sido excluído por não se encaixar nos critérios, dividi com a Capital os pacientes que passaram por países como Coreia do Sul, Itália, Estados Unidos e Israel. Apenas um caso é registrado no município e os outros seis são de pessoas que estão na Capita. Os registros foram feitos entre 25 de janeiro e 05 de março.

Das 25 notificações, sete foram descartadas por darem negativo para coronavírus pelo exame do Instituto Adolfo Lutz. Três foram descartados por Covid-19 e Influenza A pelo Lacen (Laboratório de Central de Mato Grosso do Sul). Oito casos foram excluídos por não atenderem a definição de casos suspeitos.

São consideradas duas situações para definir um caso como suspeito. A primeira envolve febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Ou, o seguinte quadro: febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, além de histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), os casos de coronavírus no mundo passam dos 100 mil. O número de mortes ultrapassou os 3 mil e 33 países já reportaram casos.

SIGA-NOS NO Google News