Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 7 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS será pioneiro na implantação de nova CNH

Sejusp - 23 de agosto de 2007 - 08:57

Campo Grande - Mato Grosso do Sul deve ser o primeiro estado do País a implantar a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com biochip, que conterá informações biométricas do condutor. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do Detran/MS, Carlos Henrique Santos Pereira, em entrevista ao programa “Primeira Notícia”, da FM 104.

”Estamos propondo 22 elementos de segurança nesta nova CNH e talvez, em 2008, seremos o primeiro estado do País a implantar esse novo modelo. Entre esses elementos, estão o chip, que fará a leitura de todos os dados do condutor, e o material que a nova CNH será confeccionada, bem parecido com um cartão de crédito”, explicou Santos Pereira.

Durante a entrevista, Santos Pereira também destacou a Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano, o Detran vai lançar um desafio: que na próxima campanha, em 2008, todos possam comemorar a redução de no mínimo 10% no número de acidentes em Mato Grosso do Sul.

“Nossas campanhas educativas ainda não causaram a evolução na consciência das pessoas. O trânsito continua violento. Por isso vamos chamar todas as entidades, Ongs, universidades, enfim, todos os setores representativos da sociedade para nos auxiliar nas campanhas”, argumentou Santos Pereira.

Sobre a campanha educativa com as crianças, o diretor-geral do Detran falou sobre a reativação do Detranzinho, considerado referência nacional em educação no trânsito. “Há mais de um ano esse espaço estava fechado. Conseguimos fazer a reforma do local, reativar os carrinhos e desde segunda-feira (20) começamos a receber os alunos. É muito gratificante ver esse projeto de volta, pois as crianças são os grandes multiplicadores e futuros motoristas”, ressaltou.

Fiscalização

Sobre as fiscalizações eletrônicas, Santos Pereira informou que ainda este mês serão abertas licitações para a implantação de lombadas eletrônicas na capital e interior. Segundo ele, o caráter da decisão não é punitivo. “Nós só queremos reordenar o trânsito, por isso os locais de implantação das lombadas serão escolas, postos de saúde, igrejas, ou seja, locais com grande aglomeração de pedestres e motoristas”, destacou. Em todo o estado devem ser implantados 140 equipamentos eletrônicos.

Até o final de novembro também deve estar concluído o processo de licitação para a aquisição de cinco vans que fazem a fiscalização eletrônica, projeto que foi implantado na capital em caráter experimental. Serão adquiridos cinco veículos.

Daniela Benante


SIGA-NOS NO Google News