Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/05/2006 10:00

MS sedia evento nacional para Dekasseguis

Luciana Modesto

Economia, empreendedorismo e cultura oriental estarão juntos em Campo Grande (MS), durante o 2º Congresso Brasileiro sobre o Movimento Dekassegui. O evento, que acontece paralelamente a Exponipo, será realizado de 29 de junho a 2 de julho de 2006, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Com o tema “Empreender para o Futuro”, o Congresso irá proporcionar informações, reflexões e orientações financeiras, econômicas e de mercado, cujo objetivo é facilitar a reintegração dos chamados dekasseguis, em seu retorno ao Brasil.

O evento contará com palestras e apresentação de casos de sucesso voltado aos dekasseguis, nikkeis, comunidade científica, empreendedores e empresários, universitários e comunidade local. A organização do congresso estima a participação de sete mil pessoas, incluindo caravanas do Paraná, São Paulo e Pará e de países como Bolívia e Paraguai.

Na Exponipo, que acontece no mesmo período do Congresso, os participantes terão acesso à exposições, apresentações musicais, de dança e artes marciais. O objetivo é homenagear a cultura japonesa, incentivar a integração e cooperação entre brasileiros de origem oriental, além de integrar os festejos de comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

O 2º Congresso Brasileiro sobre o Movimento Dekassegui é uma realização do Sebrae no Mato Grosso do Sul e conta com o apoio do Centro Nikkei de Integração, Cooperação e Desenvolvimento (Cenic).



Economia

Os dekasseguis, brasileiros descendentes de japoneses que vão para o Japão em busca de trabalho e retornam ao país de origem, representam atualmente uma movimentação de US$ 2,5 bilhões enviados ao ano para o Brasil, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Isso corresponde às exportações de alguns dos principais produtos brasileiros, como a soja, a carne in natura e automóveis.

Hoje os brasileiros representam o terceiro maior contingente imigrante no Japão, com cerca de 370 mil pessoas. No Brasil, é contabilizado como o terceiro maior grupo vivendo fora do país. Dados do governo japonês estimam que nos próximos 15 anos, o número deva triplicar, por causa do grande déficit de mão-de-obra de 15,3 milhões de trabalhadores naquele país.

Em Mato Grosso do Sul, os japoneses representam a terceira maior comunidade de nikkei do Brasil, com cerca de 65 mil pessoas.





Serviços:

2º Congresso Brasileiro sobre o Movimento Dekassegui

Data: 29 de junho a 2 de julho de 2006

Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo

Campo Grande – Mato Grosso do Sul

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)