Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS registra mais de 36 mil descargas atmosféricas em outubro

Henrique Xavier, assessoria - 03 de novembro de 2011 - 19:01

A revelação deste número foi feita durante a apresentação do Plano Verão, um conjunto de medidas que fazem parte do planejamento e da realização de ações que visam atenuar, de maneira preventiva, os efeitos dos temporais nesta época do ano, nas redes e linhas de distribuição de energia elétrica e, fundamentalmente, reduzir os impactos no conforto que o serviço de energia proporciona ao cliente.
Para quantificar as ocorrencias das descargas atmosféricas, a Enersul investiu num sistema de monitoramento de alta tecnologia que, por meio de sensores instalados nas regiões de Ponta Porã, Coxim, Corumbá e Campo Grande, consegue, com precisão, identificar e registrar o número e a localidade onde acontecem as quedas de raios. Foi graças a esse invetimento da Concessionária que foi possível saber que o Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro que mais sofre incidência de de descargas atmosféricas: sistematicamente todo ano, ocorrem em média 12 raios por Km2 com níveis de instensidade que chegam até a romper cabos de redes e linhas de transmissão de energia elétrica.
No planejamento das ações de prevenção, a Empresa, por meio do Plano Verão, substituiu 2.479 para raios, fez a medição de aterramento de 6.151 transformadores, inspecionou e realizou manutenção em 49,2 mil km de redes de distribuição, e executou a poda de 171.919 árvores que ofereciam risco de danos à fiação, somando 212 mil horas de trabalho sendo que 74 mil delas foram com a rede enegizada garantindo o conforto proporcionado pela continuidade do fornecimento de energia para os milhares de clientes sevidos por essa parte do sistema de distribuição. Para as equipes chegarem, de maneira preventiva, a todos esses pontos, as viaturas da Enersul percorreram 4,5 milhões de Km: essa distância equivale aproximadamente a 112 voltas ao redor do planeta Terra.
Depois dos números, o diretor vice-presidente Cyro Vicente Boccuzzi destacou: \"além do monitoramento constante das condições meteorológicas, contaremos com um aumento no número de equipes para o atendimento de interrupções que, normalmente, são provocadas por fatores externos. Nosso esforço é sempre fazer a religação no menor espaço de tempo possível, porém respeitando todas as normas técnicas e os critérios de segurança para o conforto do cliente\", concluiu o vice-presidente.
O Plano Verão contempla também o envio de informações para as instituições de defesa e apoio à comunidade que, durante o lançamento, destacaram a importância dessa contribuição da Enersul no atendimento que elas terão de fazer perante as demandas que sempre surgem nesta época de temporais: \"quando você tem as informações privilegiadas, é possível planejar melhor a minimização dos efeitos deste período crítico\", avaliou o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros e Coordenador Estadual da Defesa Civil, Cel. Ociel Ortiz Elias.
Na sequência, o Chefe de Segurança dos Agentes de Trânsito (AGETRAN) Reginaldo da Silva afirmou que \"estas informações auxiliam no planejamento de formas de atendimento da comunidade. As coisas, quando são planejadas, ficam muito melhores.\"

SIGA-NOS NO Google News