Cassilândia, Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

26/11/2008 20:47

MS reduz rebanho de bovinos, mas mantém qualidade

Cristiane Sandim

O Censo Agropecuário divulgado hoje pelo IBGE apontou uma retração no rebanho bovino brasileiro de 3% entre 2006 e 2007 e destacou o ranking dos estados com maior rebanho da categoria. Mato Grosso do Sul, que já teve o maior rebanho do país e atualmente mantinha a segunda posição, trocou de lugar com Minas Gerais e passa a ocupar a terceira posição. “O volume do rebanho não nos preocupa, mas sim a qualidade da carne”, afirma a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur).



Ainda segundo a Secretária, Mato Grosso do Sul além de ter passado por uma desaceleração econômica na atividade vive hoje uma fase de transição com a diversificação de sua base econômica. “A própria pecuária vem se integrando a outras atividades econômicas, a exemplo da silvicultura”, relata ela voltando a destacar que o Estado mantém, sobretudo, diferenciais com relação a outros estados. “Somos referência em genética, a exemplo do que mostrou a Expoinel MS Indoor recentemente, possuímos um dos maiores e mais moderno parque industrial para abate de bovinos do país, além do pioneirismo na produção de animais precoce com garantia de origem”, destaca ela se referindo por último a Novilho Precoce MS que no ano passado abateu 48.369 bovinos e é responsável por 50% da carne precoce com garantia de origem comercializada no mercado nacional.



Já para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado (Famasul), Ademar Silva Junior, a pecuária sul-mato-grossense é impactada há vários anos. “Os produtores rurais sentiram a crise e muitos tiveram que vender suas matrizes, diminuindo o número de bois produzidos. Não é surpresa essa redução do rebanho. Mas, o fato principal da produção bovina do Estado não é o número de rebanho que produzimos. Nosso rebanho tem qualidade genética e eficiência de produtiva, e com o credenciamento de algumas propriedades, seremos não só grandes produtores como exportadores também”, comenta.



DADOS

Segundo o levantamento o rebanho nacional passou de 205,8 milhões de cabeças para 199,7 milhões. Os maiores efetivos do rebanho bovino estão em Mato Grosso (25,6 milhões de cabeças – 12,9% do nacional), Minas Gerais (22,5 milhões de cabeças – 11,3% do nacional) e Mato Grosso do Sul (21,8 milhões de cabeças – 10,9% do nacional).



Contudo, entre os 10 municípios com maiores efetivos, o Estado ocupa quatro posições sendo o ranking liderado pelo município de Corumbá (1,8 milhão de cabeças – 0,9 % do nacional). Ribas do Rio Pardo ocupa a terceira posição (1,1 milhão de cabeças), Aquidauana está em sétimo (810 mil cabeças) e Três Lagoas o oitavo lugar (790 mil cabeças).



Com informações do site www.ibge.gov.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Segunda, 16 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 15 de Outubro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)