Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/11/2008 20:47

MS reduz rebanho de bovinos, mas mantém qualidade

Cristiane Sandim

O Censo Agropecuário divulgado hoje pelo IBGE apontou uma retração no rebanho bovino brasileiro de 3% entre 2006 e 2007 e destacou o ranking dos estados com maior rebanho da categoria. Mato Grosso do Sul, que já teve o maior rebanho do país e atualmente mantinha a segunda posição, trocou de lugar com Minas Gerais e passa a ocupar a terceira posição. “O volume do rebanho não nos preocupa, mas sim a qualidade da carne”, afirma a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur).



Ainda segundo a Secretária, Mato Grosso do Sul além de ter passado por uma desaceleração econômica na atividade vive hoje uma fase de transição com a diversificação de sua base econômica. “A própria pecuária vem se integrando a outras atividades econômicas, a exemplo da silvicultura”, relata ela voltando a destacar que o Estado mantém, sobretudo, diferenciais com relação a outros estados. “Somos referência em genética, a exemplo do que mostrou a Expoinel MS Indoor recentemente, possuímos um dos maiores e mais moderno parque industrial para abate de bovinos do país, além do pioneirismo na produção de animais precoce com garantia de origem”, destaca ela se referindo por último a Novilho Precoce MS que no ano passado abateu 48.369 bovinos e é responsável por 50% da carne precoce com garantia de origem comercializada no mercado nacional.



Já para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado (Famasul), Ademar Silva Junior, a pecuária sul-mato-grossense é impactada há vários anos. “Os produtores rurais sentiram a crise e muitos tiveram que vender suas matrizes, diminuindo o número de bois produzidos. Não é surpresa essa redução do rebanho. Mas, o fato principal da produção bovina do Estado não é o número de rebanho que produzimos. Nosso rebanho tem qualidade genética e eficiência de produtiva, e com o credenciamento de algumas propriedades, seremos não só grandes produtores como exportadores também”, comenta.



DADOS

Segundo o levantamento o rebanho nacional passou de 205,8 milhões de cabeças para 199,7 milhões. Os maiores efetivos do rebanho bovino estão em Mato Grosso (25,6 milhões de cabeças – 12,9% do nacional), Minas Gerais (22,5 milhões de cabeças – 11,3% do nacional) e Mato Grosso do Sul (21,8 milhões de cabeças – 10,9% do nacional).



Contudo, entre os 10 municípios com maiores efetivos, o Estado ocupa quatro posições sendo o ranking liderado pelo município de Corumbá (1,8 milhão de cabeças – 0,9 % do nacional). Ribas do Rio Pardo ocupa a terceira posição (1,1 milhão de cabeças), Aquidauana está em sétimo (810 mil cabeças) e Três Lagoas o oitavo lugar (790 mil cabeças).



Com informações do site www.ibge.gov.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)