Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS recupera status de área livre de aftosa com vacinação

Humberto Marques/Campo Grande News - 06 de novembro de 2007 - 19:57

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou no final da tarde desta terça-feira (6 de novembro) que Mato Grosso do Sul recuperou seu status de área livre de febre aftosa com vacinação. O comunicado foi repassado ao governador André Puccinelli (PMDB) pelo ministro Reinhold Stephanes, por telefone, e divulgado à imprensa há pouco, durante coletiva convocada às pressas pelo governo estadual.

Também foram chamados à Governadoria o superintendente federal de Agricultura do Estado, Orlando Baez, e o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto. Com o reconhecimento por parte do Mapa, o Estado poderá voltar a comercializar carne livremente para os demais Estados brasileiros.

As restrições para venda do produto no exterior, em especial na Comunidade Européia, continuam em vigor. Porém, o reconhecimento da área livre com vacinação é um passo importante para permitir a reabertura dos mercados externos para a carne sul-mato-grossense. O anúncio ocorreu às vésperas da chegada da Missão Européia ao País, para análise científica das ações de sanidade do rebanho. Os europeus chegam ao Brasil no domingo, e ficam até o dia 19 de novembro.

Mato Grosso do Sul perdeu o status de área livre com vacinação em outubro de 2005, quando foram identificados casos de febre aftosa nos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Desde então, iniciaram-se várias ações para debelar focos da doença e de circulação do vírus pelo Estado, que incluíram o extermínio de milhares de cabeças de gado.

SIGA-NOS NO Google News