Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS recomenda vacina contra febre amarela

Marcela Duarte D'Alessandro/ABr - 20 de janeiro de 2004 - 07:06

Quem for viajar para regiões de matas, florestas e cachoeiras deve se vacinar contra a febre amarela. Com a proximidade do carnaval, o Ministério da Saúde alerta que esses locais são focos do mosquito transmissor da doença. Nos últimos três anos, houve 119 casos de febre amarela no Brasil.

Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o principal hospedeiro da febre amarela é o macaco, presente nas florestas e matas do país. Ele fala sobre a importância da vacina, que pode ser tomada em qualquer posto de saúde do Brasil. “Mesmo as pessoas que vão para regiões de mata ou floresta que já conhecem há muito tempo devem tomar a vacina, Pode ter chegado, naquela floresta ou naquela mata, um macaco doente. Então, um mosquito pica aquele macaco infectado, pica aquela pessoa e transmite a doença”.

Jarbas Barbosa acrescenta que a vacina é de graça e oferece proteção por dez anos contra febre amarela. O ideal é que ela seja tomada dez dias antes da viagem, para que o organismo possa criar uma defesa própria em tempo.

Existem dois tipos de febre amarela: a urbana, que foi controlada e está erradicada no Brasil desde 1942; e a silvestre, que está sempre com um número crescente de casos. Segundo dados do ministério, em 2003 houve 63 casos de febre amarela silvestre no Brasil. Destes, 23 resultaram em óbito. Alguns sintomas da doença são febre alta e mal-estar. A febre amarela ataca o fígado do homem, podendo levar a morte.


SIGA-NOS NO Google News