Cassilândia, Quinta-feira, 30 de Março de 2017

Últimas Notícias

20/10/2008 14:35

MS recebe missões sanitárias de três Países

Fernanda Mathias e Paulo Fernandes - Campo Grande News

Três missões de técnicos estrangeiros virão para o Mato Grosso do Sul neste ano, para verificar as condições sanitárias do rebanho, segundo o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Roberto Bacha. Uma é da Europa, outra da China e também haverá mais uma missão, do Chile. Bacha afirma que está tranqüilo quanto ao que os técnicos verificarão in loco. “Eles vão gostar do que vão ver”, garante.

A primeira missão a chegar, na próxima semana, é da China. O País mais populoso do planeta é hoje o maior comprador de produtos de Mato Grosso do Sul: respondeu por 22% do total vendido pelo Estado de janeiro a setembro.

A UE (União Européia) anunciou recentemente que em novembro deve retomar as compras de carne bovina de Mato Grosso do Sul, após 3 anos de suspensão por conta da ocorrência dos últimos focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã. O mercado é visado porque compra cortes nobres e paga melhor que outros pelo produto.

Quanto ao Chile, Bacha disse que é um mercado promissor e também bom remunerador, que ainda não estabeleceu parceria comercial para compra de carne de Mato Grosso do Sul. Também está prevista a vinda de uma missão da OIE (Organização Internacional de Epizootias), mas não deve ser neste ano.

Vacinação – Nesta manhã foi lançada a segunda etapa de vacinação de bovinos contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Houve antecipação de 10 dias em relação ao calendário tradicional, o que gerou reação da classe produtora. Bacha argumentou que o adiantamento foi feito por conta da vacinação na ZAV (Zona de Alta Vigilância), que deverá ser assistida por técnicos.

Ele alega que os produtores têm ganho com a antecipação porque poderão imunizar antes do período de maior incidência de chuvas, que dificulta o manejo A meta é atingir 21,7 milhões animais, de mamando a caducando, do rebanho total de 22,5 milhões. A diferença se deve ao fato de que alguns produtores do Pantanal optaram pela imunização em maio.

O governador, André Puccinelli (PMDB), que participou da solenidade de abertura do período de vacinação, anunciou a instalação de mais 11 postos fixos de fiscalização.

De acordo com portaria da Iagro, a imunização no Planalto será de 20 de outubro a 20 de novembro, abrangendo todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade; No Pantanal será de 20 de outubro a 5 de dezembro, envolvendo todos os bovinos de produtores que optaram por este período.

Já na ZAV (Zona de Alta Vigilância) a imunização será de 20 de novembro a 20 de dezembro.
Após a imunização é obrigatório o registro da mesma nas unidades

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 30 de Março de 2017
Quarta, 29 de Março de 2017
20:34
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)