Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS recebe missões sanitárias de três Países

Fernanda Mathias e Paulo Fernandes - Campo Grande News - 20 de outubro de 2008 - 14:35

Três missões de técnicos estrangeiros virão para o Mato Grosso do Sul neste ano, para verificar as condições sanitárias do rebanho, segundo o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Roberto Bacha. Uma é da Europa, outra da China e também haverá mais uma missão, do Chile. Bacha afirma que está tranqüilo quanto ao que os técnicos verificarão in loco. “Eles vão gostar do que vão ver”, garante.

A primeira missão a chegar, na próxima semana, é da China. O País mais populoso do planeta é hoje o maior comprador de produtos de Mato Grosso do Sul: respondeu por 22% do total vendido pelo Estado de janeiro a setembro.

A UE (União Européia) anunciou recentemente que em novembro deve retomar as compras de carne bovina de Mato Grosso do Sul, após 3 anos de suspensão por conta da ocorrência dos últimos focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã. O mercado é visado porque compra cortes nobres e paga melhor que outros pelo produto.

Quanto ao Chile, Bacha disse que é um mercado promissor e também bom remunerador, que ainda não estabeleceu parceria comercial para compra de carne de Mato Grosso do Sul. Também está prevista a vinda de uma missão da OIE (Organização Internacional de Epizootias), mas não deve ser neste ano.

Vacinação – Nesta manhã foi lançada a segunda etapa de vacinação de bovinos contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Houve antecipação de 10 dias em relação ao calendário tradicional, o que gerou reação da classe produtora. Bacha argumentou que o adiantamento foi feito por conta da vacinação na ZAV (Zona de Alta Vigilância), que deverá ser assistida por técnicos.

Ele alega que os produtores têm ganho com a antecipação porque poderão imunizar antes do período de maior incidência de chuvas, que dificulta o manejo A meta é atingir 21,7 milhões animais, de mamando a caducando, do rebanho total de 22,5 milhões. A diferença se deve ao fato de que alguns produtores do Pantanal optaram pela imunização em maio.

O governador, André Puccinelli (PMDB), que participou da solenidade de abertura do período de vacinação, anunciou a instalação de mais 11 postos fixos de fiscalização.

De acordo com portaria da Iagro, a imunização no Planalto será de 20 de outubro a 20 de novembro, abrangendo todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade; No Pantanal será de 20 de outubro a 5 de dezembro, envolvendo todos os bovinos de produtores que optaram por este período.

Já na ZAV (Zona de Alta Vigilância) a imunização será de 20 de novembro a 20 de dezembro.
Após a imunização é obrigatório o registro da mesma nas unidades

SIGA-NOS NO Google News