Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/10/2008 14:35

MS recebe missões sanitárias de três Países

Fernanda Mathias e Paulo Fernandes - Campo Grande News

Três missões de técnicos estrangeiros virão para o Mato Grosso do Sul neste ano, para verificar as condições sanitárias do rebanho, segundo o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Roberto Bacha. Uma é da Europa, outra da China e também haverá mais uma missão, do Chile. Bacha afirma que está tranqüilo quanto ao que os técnicos verificarão in loco. “Eles vão gostar do que vão ver”, garante.

A primeira missão a chegar, na próxima semana, é da China. O País mais populoso do planeta é hoje o maior comprador de produtos de Mato Grosso do Sul: respondeu por 22% do total vendido pelo Estado de janeiro a setembro.

A UE (União Européia) anunciou recentemente que em novembro deve retomar as compras de carne bovina de Mato Grosso do Sul, após 3 anos de suspensão por conta da ocorrência dos últimos focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã. O mercado é visado porque compra cortes nobres e paga melhor que outros pelo produto.

Quanto ao Chile, Bacha disse que é um mercado promissor e também bom remunerador, que ainda não estabeleceu parceria comercial para compra de carne de Mato Grosso do Sul. Também está prevista a vinda de uma missão da OIE (Organização Internacional de Epizootias), mas não deve ser neste ano.

Vacinação – Nesta manhã foi lançada a segunda etapa de vacinação de bovinos contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Houve antecipação de 10 dias em relação ao calendário tradicional, o que gerou reação da classe produtora. Bacha argumentou que o adiantamento foi feito por conta da vacinação na ZAV (Zona de Alta Vigilância), que deverá ser assistida por técnicos.

Ele alega que os produtores têm ganho com a antecipação porque poderão imunizar antes do período de maior incidência de chuvas, que dificulta o manejo A meta é atingir 21,7 milhões animais, de mamando a caducando, do rebanho total de 22,5 milhões. A diferença se deve ao fato de que alguns produtores do Pantanal optaram pela imunização em maio.

O governador, André Puccinelli (PMDB), que participou da solenidade de abertura do período de vacinação, anunciou a instalação de mais 11 postos fixos de fiscalização.

De acordo com portaria da Iagro, a imunização no Planalto será de 20 de outubro a 20 de novembro, abrangendo todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade; No Pantanal será de 20 de outubro a 5 de dezembro, envolvendo todos os bovinos de produtores que optaram por este período.

Já na ZAV (Zona de Alta Vigilância) a imunização será de 20 de novembro a 20 de dezembro.
Após a imunização é obrigatório o registro da mesma nas unidades

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)