Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS recebe 64 mil doses da vacina contra HPV para imunizar meninas de 9 a 11 anos

Campo Grande News - 10 de março de 2015 - 07:15

O Ministério da Saúde enviou 64,4 mil doses da vacina contra HPV para Mato Grosso do Sul dando início à campanha de imunização contra a doença. A ação é destinada a meninas entre 9 e 11 anos, que já podem procurar os postos para tomar a substância, que previne contra câncer no colo de útero.

Segundo a assessoria do Governo Federal, a meta é vacinar 4,94 milhões de meninas em todo o país. A campanha de 2014 foi voltada às garotas de 11 a 13 anos. Com isso, espera-se que essa seja a primeira geração livre do risco de morrer vítima da doença. Espera-se que 80% do público alvo seja imunizado.

Por recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), CTAI (Comitê Técnico Assessor de Imunizações) e PNI (Programa Nacional de Imunizações), em conformidade com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, foram incluídas no grupo prioritário mulheres de 9 a 26 anos que têm HIV, pois são mais suscetíveis a ter complicações por HPV e por isso têm cinco vezes mais chances de desenvolver câncer no colo de útero.

A imunização está disponível desde o início de março nas salas de vacinação. O Ministério recomendou aos municípios que adotem estratégias para levar a substância até as escolas para otimizar a abrangência da campanha. No Mato Grosso do Sul, 100% das adolescentes de 11 a 13 anos receberam a primeira dose da vacina.

Os responsáveis devem levar a criança até as unidades de saúde com o cartão de vacinação e documento de identificação. Cada menina tem que tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser administrada seis meses após a primeira e a última, cinco anos após o início da imunização.

Quem só tomou a primeira dose ano passado também pode se prevenir e continuar o esquema de vacina. A proteção só é garantida com a aplicação das três doses.

Para as mulheres que vivem com HIV, o esquema vacinal também conta com três doses, mas com intervalos diferentes. A segunda e a terceira doses serão aplicadas dois e seis meses após a primeira, respectivamente. Nesse caso, elas precisarão apresentar a prescrição médica.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou da mãe para filho no momento do parto. A OMS estima que 290 milhões de mulheres no mundo sejam portadoras da doença. Pesquisas apontam ainda que 270 mil mulheres morrem pelo câncer de colo de útero no mundo, com estimativa de 15 novos casos a cada ano.

SIGA-NOS NO Google News