Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS quer tratar usuário de álcool e drogas

Elisângela Cordeiro / ABr - 27 de abril de 2004 - 15:33

Manter os usuários de drogas e álcool em tratamento é o objetivo do Ministério da Saúde. Desta forma, o governo quer reduzir os danos causados por este tipo de consumo além de evitar que o usuário necessite de tratamentos mais complexos, como por exemplo internações.Foi o que disse o coordenador da Área Técnica de Assistência a Saúde Mental do Ministério de Saúde, Pedro Gabriel Delgado. “Discutimos a redução de danos, não exigimos a abstinência. O critério é a adesão ao tratamento”, explicou.

Ele participa em Santo André (SP) do I Encontro Nacional dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD. Dos 525 Caps espalhados pelo país, 90 deles oferecem tratamento destinado aos usuários de Álcool e Drogas (AD). Durante o encontro, serão assinados acordos para expansão de Caps no país, atualmente 19 estados contam em esse serviço. A meta é ampliar o atendimento nestas unidades de 50 mil para 400 mil pessoas.

Segundo Delgaldo, o governo dispõe este ano de R$ 40 milhões para expansão desse tipo de serviço. Atualmente 12 milhões de pessoas tem problemas o consumo de álcool, dez vezes superior aos usuários de drogas ilícitas. Além do Caps a população pode buscar atendimento no programa saúde da família e em serviços da rede básica.

Além da medicação, os pacientes contam com programas voltados a reintegração social. A equipe do Caps é composta por psiquiatras psicólogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação física, assistentes sociais, enfermeiras e auxiliar de enfermagem.

SIGA-NOS NO Google News