Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS quer ocupar secretaria nacional ligada à pecuária

Waldemar Gonçalves Jr. / Campo Grande News - 16 de dezembro de 2004 - 05:07

O governo de Mato Grosso do Sul articula espaço maior para o PT local na administração de Luiz Inácio Lula da Silva. O alvo é a subsecretaria de Defesa Animal, ainda em fase de projeto, considerada estratégica para o Estado que tem o maior rebanho bovino e os mais altos números de exportação de carne no Brasil.
A idéia do governo federal é desmembrar a Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária em duas outras pastas, ligadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Seriam então criadas espécies de subsecretarias nacionais de Defesa Animal e de Defesa Vegetal.
O projeto tramita no Congresso Nacional e a articulação para que representante do PT de Mato Grosso do Sul ocupe a pasta, a qual um dos principais assuntos deve ser a pecuária, é encabeçada pelo deputado federal Vander Loubet.
Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 24,9 milhões de cabeças de gado, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no fim de novembro. É 12,78% de toda a criação de bovinos do Brasil, enquanto, das exportações de carne, metade é feita por aqui.
Essa importância estratégica é um dos argumentos que Loubet e demais integrantes petistas da bancada estadual no Congresso leva para o governo federal na tentativa de ocupar a nova pasta.
Atualmente, o gaúcho Maçao Tadano, que fez carreira pública no Mato Grosso, é quem ocupa a Secretaria de Defesa Agropecuária, o terceiro cargo na hierarquia do Ministério.

SIGA-NOS NO Google News