Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Quase 500 pessoas aguardam por um transplante

Agência do Rádio - 26 de setembro de 2008 - 07:12

No Mato Grosso do Sul, quinhentas pessoas esperam por um transplante de órgãos. Na maioria dos casos, os órgãos usados nos transplantes vem de doadores com morte cerebral. É a família do doador que autoriza a retirada dos órgãos. O problema é que muitos familiares não sabem se, em vida, o possível doador tinha esse interesse e acabam não autorizando a doação. Segundo a coordenadora da Central de Transplante de Órgãos do Mato Grosso do Sul, Claire Miozzo, isso acontece porque o doador não esclarece a sua vontade em vida para a família. Por isso, ela acredita que é importante conversar mais sobre o assunto.


"Esse assunto precisa ser desmistificado, as pessoas precisam conversar sobre isso, deixar bem claro para a família da sua vontade em vida e pensar também que ninguém está livre de precisar de um transplante. Então eu acho que as pessoas precisam conversar sobre isso, não é um assunto agradável, você fala de doação, você está falando de morte, mas eu acho que a gente tem sempre que pensar no lado bom disso, que quando você doa órgãos e tecidos, você doa vida."

A coordenadora da Central de Transplante de Órgãos do Mato Grosso do Sul lembra que também é possível doar órgãos em vida, tais como rins, parte do fígado e do pulmão. Ela afirma que as leis de transplantes de órgãos brasileiras são bastante rígidas, o que garante que o órgão chegue de fato a quem está

SIGA-NOS NO Google News