Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Projeto incentiva democracia em escolas

Notícias MS/ Karen Andrielly - 20 de abril de 2012 - 01:38

erca de 20 escolas da Capital participam hoje (19) simultaneamente da 3º edição do projeto “Parlamento jovem: Estimulando a participação política da juventude”, que irá eleger por meio de votos, 48 alunos, sendo 24 titulares e 24 suplentes e cada escola contará com, no mínimo, um representante.

Os alunos escolhidos desenvolverão atividade juntamente com os deputados, e uma vez por mês participarão de plenárias, elaboração de projetos, podendo expor suas opiniões e os projetos apresentados por eles poderão ser votados em plenário. Para participar do projeto e se candidatar a \"deputado\" o estudante deverá estar devidamente matriculado no ensino médio.

O resultado da eleição será no fim deste mês, a diplomação e a posse acontecerá em maio, sendo que os alunos deputados serão submetidos á um treinamento que durará uma semana, em que aprenderão qual trabalho que um deputado exerce.

O projeto é realizado pela Assembléia Legislativa em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral e conta com o apoio da Coordenadoria Especial de políticas Publicas para a Juventude. “Este projeto contribui muito para as Políticas Públicas de Juventude, promovendo o protagonismo juvenil, garantindo uma participação qualificada e institucionalizada do jovem na Política”, comenta a assessora técnica responsável pela Coordenadoria Especial Políticas Públicas para a Juventude, Carolina Nabhan.

A iniciativa tem o intuito de estimular a participação política da juventude. O deputado Estudante viverá situações reais da atividade político-parlamentar, envolvendo desde uma campanha eleitoral até a elaboração, apresentação e votação de projetos em Sessões Plenárias. “ Atividades como está são importantes para desenvolver o espírito de democracia. Exemplo disso, tive hoje em uma das escolas, os alunos estavam em plena campanha pela divulgação e promoção do voto aos 16 anos, para os colegas que ainda não possuem titulo de eleitor, o que demonstra que nossa Juventude está cada vez mais comprometida com a cidadania e quer participar das decisões” enfatiza Carolina.

SIGA-NOS NO Google News