Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Procure um médico, se a tosse durar três semanas

Agência do Rádio - 18 de julho de 2008 - 07:47

A tuberculose atinge oitenta mil brasileiros todos os anos. A prevenção da doença é difícil, já que a transmissão ocorre quando a pessoa contaminada tosse, espirra ou fala, liberando no ar o agente transmissor, o Bacilo de Koch. Mas existe tratamento e o índice de cura é de praticamente cem por cento. Basta o paciente tomar alguns comprimidos por dia, durante seis meses. Mesmo assim, cerca de cinco mil brasileiros morrem todos os anos por causa da tuberculose. O problema é que muitos pacientes abandonam o tratamento, quando começam a melhorar. Aí a doença volta mais forte, o paciente fica mais fragilizado e as chances de cura diminuem. É importante, também, fazer o diagnóstico rápido, já que o doente pode transmitir o bacilo da tuberculose para quinze pessoas, em média. A gerente técnica do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, Maria de Jesus Viana, diz quando é preciso procurar atendimento médico.


"Ele deve procurar justamente quando apresentar, principalmente, tosse, com três semanas ou mais, tosse seca. E com mais um dos sintomas: febre vespertina, sudorese, fraqueza."

De acordo com a gerente técnica do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Saúde, as regiões mais críticas de Mato Grosso do Sul em relação à tuberculose são as áreas indígenas e as fronteiras com Paraguai e Bolívia.

Reportagem, Katrine Boaventura

SIGA-NOS NO Google News