Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS prepara plano de contingência para gripe aviária

Fernanda Mathias / Cmapo Grande News - 01 de novembro de 2005 - 12:43

Órgãos oficiais de sanidade animal de Mato Grosso do Sul preparam, sintonizados com técnicos de Brasília (DF) um programa de contingência preventivo em relação à influenza aviária, a chamada gripe do frango. A fiscal agropecuária da SFA (Superintendência Federal de Agricultura), Priscila Nogueira Ferraz, afirma que embora Mato Grosso do Sul tenha fronteira com dois países não existem informações sobre riscos em relação aos vizinhos.

A listagem de países sob risco recebida pelo governo federal contempla outros Países, como Estados Unidos, Coréia, Canadá, Malásia e Hong Kong. Ainda assim, a entrada de produtos de origem animal só ocorre mediante documentação que comprove que os produtos estão isentos de qualquer problema de orem sanitária.

Segundo Priscila,três comissões compostas por entidades elaboram o plano de contingência, que agora será unificado. A idéia é padronizar as ações em caso de emergência, designando competências. Quando à questão das aves migratórias, que seriam as principais disseminadoras do vírus, estão tendo continuidade os trabalhos de coleta de amostras para análise, especialmente na região do Pantanal. O principal temor de pesquisadores é que o vírus, hoje transmitidos entre humanos e aves, sofra uma mutação e passe a ser transmitido entre humanos, se transformando em uma pandemia.

SIGA-NOS NO Google News