Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS pode atingir 170 mil inscrições no Enem 2015 que começam na próxima 2ª feira

Campo Grande News - 19 de maio de 2015 - 07:13

A inscrição para o Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) começa na próxima segunda-feira (25), a partir das 9 horas, em horário de Mato Grosso do Sul, seguindo até o dia 05 de junho, com estudantes se inscrevendo para o exame, pela internet. O edital com as regras do Enem foi publicado na edição desta segunda-feira (18) do Diário Oficial da União. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.

O MEC (Ministério da Educação) espera que mais de 9 milhões de estudantes se inscrevam no exame deste ano em todo país. Segundo o MEC, em 2014, Mato Grosso do Sul, teve cerca de 161 mil inscritos. O número foi recorde e superou em 6,66% os cerca de 150 mil inscritos no ano anterior. Se espera que este ano este número cresça novamente e atinja 170 mil estudantes sul-mato-grossense.

O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas no ensino superior público; o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional), que destina vagas gratuitas em cursos técnicos a estudantes. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

No Estado, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), a Uniderp/Anhanguera, a Unigran, a Facsul, UEMS (Universidade Estadual), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) permitem o ingresso através do sistema.

Regras 2015

A taxa de inscrição teve reajuste e será de R$ 63. Desde 2004, o valor pago era R$ 35. Ficam isentos da taxa os estudantes que encerraram o ensino médio na rede pública e os que apresentarem declaração de carência socioeconômica. Quem não for isento deverá pagar a taxa até o dia 10 de junho.

Para esta edição do Enem, o MEC anunciou que será rigoroso com os estudantes isentos que não comparecerem para fazer o exame. Quem não apresentar uma justificativa para a ausência terá de pagar pela inscrição no exame seguinte. O ministério vai definir ainda quais serão as justificativas aceitas.

O edital do Enem detalha como deve ser feita a solicitação de atendimento especializado às pessoas com deficiências e de atendimento específico como o destinado a lactantes, sabatistas, idosos e pessoas em classe hospitalar.

Neste ano, serão mantidos os critérios de correção da redação. As provas com inserções inadequadas serão zeradas.

Os travestis e transexuais poderão usar o nome social durante a prova. A solicitação de uso do nome social deverá ser feita pela internet, após a inscrição. Antes, era preciso fazer a solicitação por telefone. Os participantes que desejarem esse atendimento deverão enviar cópia do documento comprobatório, pelo sistema de inscrição, entre 15 e 26 de junho.

A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios. O cartão ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será de responsabilidade do estudante fazer a verificação. O edital do Enem informa que não será possível usar o mesmo e-mail para mais de uma inscrição.

SIGA-NOS NO Google News