Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: PMA autua criador de aves em R$ 2,5 mil

Notícias MS - 13 de julho de 2012 - 17:43

A Polícia Militar Ambiental foi acionada pela Polícia Civil para uma ocorrência no bairro Paranapungá no município de Três Lagoas, em que um homem criava aves silvestres, em situação suspeita de irregularidade. Os policiais militares ambientais foram ao local e verificaram que o criador tinha cinco aves sem autorização ambiental.

Os pássaros foram apreendidos. O proprietário das aves foi autuado administrativamente e recebeu multa administrativa de R$ 2,5 mil por manter animais silvestres em cativeiro sem autorização ambiental.

O autuado também foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção. Os animais serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais silvestres na Capital.

O comandante da PMA, Carlos Sebastião Matoso, ressalta que apesar da população estar mais sensível em relação à criação de animais silvestres em cativeiro, ainda existe o hábito de adquirir animais silvestre em cativeiros, alimentando desta forma o tráfico de animais silvestres, que é considerado a terceira atividade mais rentável do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.

A manutenção de animais em cativeiro, além do risco à fauna, coloca em risco a população humana, pois, 75% das doenças inseridas nas populações humanas são de origem zoonótica. Ou seja, advinda de animais.


SIGA-NOS NO Google News