Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS pesquisa causas de diabetes e hipertensão em 15 mil

Agência do Rádio - 23 de março de 2006 - 08:08

mover para ... Entrada Enviados Lixeira Mensagens 1 até 40 de 51 MensagensEntrada (50)

Enviados (1)

Lixeira (44)

Assunto: HIPERTENSÃO E DIABETES: Ministério da Saúde pesquisa causas em 15 mil voluntários
De: Agência do Rádio
Para: [email protected]
Data: Hoje 05:03
Para proteger sua privacidade, as imagens desta mensagem foram bloqueadas. Exibir imagens
Se você não estiver visualizando as imagens , clique aqui
mais notícias
por temas


23/03/2006
Doenças como diabetes e hipertensão podem levar à morte e geram altos custos para o Sistema Único de Saúde, SUS. Cerca de 35% da população acima dos 40 anos no Brasil sofre de hipertensão arterial. Isso representa cerca de 12 milhões de pessoas. O diabetes atinge 11% dos brasileiros na mesma faixa etária, o que corresponde a quase quatro milhões de pacientes. Para verificar as causas e os efeitos dessas doenças na população, o Ministério da Saúde começou, em janeiro, uma pesquisa que vai durar aproximadamente 20 anos. Quinze mil pessoas vão ser monitoradas durante o estudo, segundo informa a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Suzane Ferruya.

"Essa pesquisa será um grande estudo nacional que vai recrutar 15 mil pessoas, pessoas sadias, pessoas não escolhidas por já estarem doentes e acompanhá-las ao longo da vida para descobrir quais fatores foram mais importantes no aparecimento das doenças, principalmente diabetes e hipertensão."

LOC/REPÓRTER: A rotina e hábitos alimentares dos voluntários serão acompanhados por seis universidades públicas do país. Suzane explica que a idéia é mapear as características da hipertensão e do diabetes para criar estratégias de combate às doenças.

"Permita ver na população brasileira com as nossas características, com a nossa dieta, com o perfil de atividade física, que a gente ainda vai descobrir qu al é, de que maneira esses fatores incidem sobre a nossa população. E claro, a partir daí, o ministério desenhar estratégias mais específicas."

As conseqüências da hipertensão e do diabetes são graves, especialmente porque os sintomas não são reconhecidos facilmente pelos pacientes. Por meio do estudo será possível comprovar se um dos fatores que leva ao agravamento da hipertensão e do diabetes é a demora dos pacientes para constatar o diagnóstico correto.

De Brasília, Silaine Bohry


SIGA-NOS NO Google News