Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/02/2004 09:50

MS perde 30% da soja com seca e ferrugem

Fernanda Mathias/Campo Grande News

A safra 2003/04 de soja de Mato Grosso do Sul deve ser 30% menor que o esperado por conta das perdas provocadas pela estiagem na região Sul, onde os níveis de prejuízo vão de 10% a 100%, segundo o agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Cláudio Lazarotto. A estimativa de perda média, considera tanto o problema da estiagem quanto a ferrugem, que avançou para o Sul e ganha força no Norte do Estado, neste caso com as chuvas e outras pragas. O Sul responde por em torno de 65% da produção e a região de Dourados é que mais vem sendo castigada pela falta de chuvas. No exremo-sul, que envolve o município de Amambai, por exemplo, choveu expressivamente ontem, 40 milímetros, mas embora as águas estanquem as perdas não podem fazer com que o processo se reverta, considerando que a formação da parte reprodutiva foi prejudicada. Só entre as que visitou, o agrometeorologista afirma que 20 lavouras da região tiveram perda total.
Caso a perda de 30% se confirme vai anular o crescimento estimado de área plantada pelo IBGE, de quase 27%, de 1,4 milhão de hectares a 1,7 milhão. “O Estado até pode absorver essa perda mas os produtores não”, afirma Lazarotto, referindo-se ao fato de que a produção estadual não deve ser tão abalada mas os produtores terão grande prejuízo. Isso porque, segundo avaliação da Granos Corretora de Grãos, com a produção nacional e internacional mantida nos mesmos níveis não deve haver variação no preço da soja o mercado externo e um indicativo disso é que a Bolsa de Chicago abriu esta semana em queda. Isso sem contar que em torno de 35% da safra foi comercializada antecipadamente, mais um fator de preocupação.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)