Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS passa a ter vara só para julgar lavagem de dinheiro

Maristela Brunetto/Campo Grande News - 17 de outubro de 2005 - 16:07

A Justiça Federal passa a ter em Mato Grosso do Sul uma vara para julgar somente os casos de lavagem de dinheiro e também processos de tráfico relacionados com a atividade financeira ilegal. Os processos, cerca de 200, serão julgados pelo juiz Odilon de Oliveira, da 3ª Vara Federal de Campo Grande. Todos os processos que estão distribuídos serão concentrados na vara, que terá equipe especializada.
O magistrado comentou que a medida, publicada hoje em Diário Oficial pelo Tribunal Regional Federal de São Paulo, instância superior da Justiça Federal de MS, deve agilizar a tramitação e julgamento dos crimes financeiros. Oliveira admitiu que houve casos de prescrição em função do ritmo de tramitação. O juiz cita que há processos ingressados há mais de dez anos.
Oliveira acredita que tenha selecionado pessoal, recebido processos e esteja com a vara estruturada em dez dias. Os processos cíveis e outros criminais serão distribuídos para outras varas federais de Campo Grande.
O magistrado comenta que até hoje, os processos referentes a crimes contra o sistema financeiro- além da lavagem há a remessa ilegal de recursos ao exterior e sonegação- eram colocados na “mesma fila” dos demais. “Agora vão ter andamento diferenciado”, citou.
O juiz foi informado que a Polícia Federal terá também um grupo especializado nos crimes financeiros, o que deve agilizar a elaboração de inquéritos para futuras denúncias pelo Ministério Público Federal.
Conforme Odilon, os processos sobre lavagem e evasão são complexos, o que exige maior dedicação da Justiça. Ele comentou que chegou a julgar um caso em que a ação já acumulava mais de 500 volumes.

SIGA-NOS NO Google News